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Como utilizar o Autoatendimento por seleção de produtos (Retaguarda)?

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O Autoatendimento chega ao mercado como uma grande inovação no atendimento ao cliente. Este sistema é de simples utilização e completamente intuitivo.

O visual do Autoatendimento e diversos detalhes de uso dele são personalizáveis. Antes de utilizá-lo é necessário configurá-lo, saiba como fazer isso através do Retaguarda clicando aqui.

Neste artigo explicaremos como funciona o Autoatendimento configurado para que a tela de seleção liste produtos. Para conferir como funcionam outras opções veja a lista abaixo:
Autoatendimento configurado para listar categorias;
Autoatendimento configurado para trabalhar com leitor de código de barras.

Observação:

Ao inserir um vídeo no Autoatendimento, é necessário atentar-se para uma questão. O vídeo sempre deve preencher 100% da resolução que ele ocupa. Ou seja: o vídeo não pode ser feito com barras pretas, nas partes superior e inferior da tela (ou partes esquerda e direita).

Iniciando a utilização do Autoatendimento

A tela inicial do Autoatendimento tem uma imagem de fundo com o logo da empresa. Basta tocar na tela para dar início à compra.

O que acontecerá a seguir depende de configurações do autoatendimento, que podem ser feitas no Retaguarda. Para isso, aperte as teclas Alt+F12 e digite PDV/Autoatendimento: Configurações Gerais. Na sequência, clique na guia Parâmetros e selecione o Grupo “Filial”.

No parâmetro Identificar o cliente você deve determinar se a opção de identificação será apresentada assim que iniciar-se a operação, somente depois da seleção de produtos ou se não irá aparecer. Além disso, no parâmetro Exigir identificação do cliente você escolherá se será ou não possível fazer compras sem identificar-se.

No exemplo que apresentaremos abaixo foi definido que a identificação não é obrigatória e pode acontecer logo no início da operação. Desta forma ao tocar na tela inicial o sistema dará as seguintes opções:

Pressionando o botão à direita da tela você irá diretamente para a seleção de produtos. Agora, caso você quiser se identificar pressione o botão da esquerda na imagem acima. Desta forma a seguinte tela será exibida:

Observação:

Ainda no Grupo “Filial” da guia Parâmetros da tela PDV/Autoatendimento: Configurações Gerais existe o parâmetro Dados exigidos na identificação do cliente. Com ele você irá definir se o sistema exigirá apenas o CPF/CNPJ, o nome mais o CPF/CNPJ ou o cadastro completo. A última opção, além das duas exigências citadas, também pede pelo endereço do cliente. No nosso exemplo o sistema foi configurado para pedir por CPF/CNPJ e nome do cliente.

Basta digitar o seu CPF e pressionar o botão Confirmar. Desta forma, o sistema perguntará também pelo seu nome:

Terminando a identificação você irá para a tela de seleção de produtos.

Selecionando produtos

Veja um exemplo da tela inicial de exibição de produtos:

Observação:

A maneira como o sistema exibe esta tela depende do parâmetro do Grupo “Estação”, da guia Parâmetros na tela PDV/Autoatendimento: Configurações Gerais,Tipo Inicial de operação. Este parâmetro pode ser preenchido para apresentar uma lista de categorias ou grupo de produtos, mostrar uma lista de produtos ou exibir exclusivamente a lista de itens registrados. Esta última opção é apenas para estabelecimentos que trabalham com leitor de barras. No nosso exemplo o parâmetro foi preenchido para que a tela apresente uma lista de produtos.

Nesta tela, caso você pressionar o botão Cancelar pedido, no canto superior à direita, o sistema voltará imediatamente para a tela inicial.

Logo abaixo deste botão aparecem as categorias pai, clicando nelas serão apresentadas suas categorias filho e desta maneira você vai navegando pelas categorias para encontrar produtos com mais facilidade. Exemplo: clique na categoria pai “Sobremesas” e depois na categoria filho “Sorvetes” para ver todos os sabores de sorvete disponíveis.

Além disso, repare na imagem acima que mesmo sem clicar em categoria alguma já existem diversos produtos sendo exibidos na tela. Caso você encontre o item desejado logo na primeira olhada já pode clicar nele que a tela de adição de produto será aberta exatamente da mesma maneira do que navegando pelas categorias. Contudo, para demonstrar melhor o funcionamento do sistema no nosso exemplo iremos navegar pelas categorias.

Para encontrarmos um alimento vamos clicar na categoria “Cardápio do dia. Veja como ficará a tela neste caso:

A estrutura da tela se mantém exatamente a mesma, porém agora as opções de categorias que aparecem acima na verdade são categorias filho da categoria pai “Cardápio do dia”. Além disso, continuam sendo exibidos produtos diversos na tela, contudo aqueles que não fazem parte do “Cardápio do dia” foram retirados.

Nesta tela também você poderá clicar diretamente em um produto. Todavia, para seguir o nosso exemplo de navegação vamos clicar na categoria filho “Promoções do dia”. Veja:

A estrutura da tela se mantém exatamente a mesma. As únicas diferenças são que agora “Promoções do dia” está em destaque e todos os produtos que não fazem parte desta categoria filho não estão mais sendo exibidos.

Agora vamos escolher um item para comer, basta clicar sobre ele. No nosso exemplo vamos pegar o “Mega Burguer de Soja”. Ao clicar nele a seguinte tela será exibida:

Dentro da tela de um produto, ao contrário do que acontece ao navegar pelas categorias, clicando em Voltar você não retornará para a tela imediatamente anterior a que você estava, mas sim para a tela inicial de seleção de produtos, antes mesmo de entrar em qualquer uma das categorias.

Repare que na parte inferior esquerda da tela existe um campo chamado Observação, para adicionar alguma obs. clique no quadro dele logo abaixo. A seguinte tela será exibida:

Basta digitar a observação necessária e pressionar o botão Confirmar. Este campo só estará disponível caso o parâmetro Permitir observação nos produtos (tela PDV/Autoatendimento: Configurações Gerais, guia Parâmetros, Grupo “Filial”) for preenchido como “Sim”.

Você pode alterar a quantidade deste produto que será comprada e adicionar algum extra a ele (se tiverem sido cadastrados, para saber como fazer isso clique aqui). Quando for feita qualquer alteração que resulte em diferença de preço o valor ao lado do botão Adicionar será imediatamente atualizado.

Clicando em Adicionar você retornará para a tela inicial de seleção de produtos, sem nenhuma categoria selecionada:

Repare que agora esta tela tem algumas diferenças em relação à primeira vez que você esteve nela. Em primeiro lugar, caso você clicar em Cancelar pedido ele não será imediatamente cancelado, mas será exibido o seguinte questionamento:

Pressionando Sim o sistema retornará para a tela inicial, selecionando Não você continuará a compra normalmente.

Já se você clicar em Visualizar pedido ele será aberto, exibindo vários detalhes. Além disso, você também pode clicar em Finalizar para fechar seu pedido e pagar a conta. Porém, no nosso exemplo vamos selecionar mais produtos.

Para continuar nosso exemplo vamos clicar na categoria pai “Bebidas” e depois na categoria filho “Sucos”.

Agora vamos escolher um suco de maracujá para acompanhar a comida. Clicando nele será aberta a tela de adição de item:

Aqui você também pode aumentar o número de sucos que serão pedidos e adicionar mais alguma coisa, como: açúcar ou leite condensado. Depois basta clicar em Adicionar.

Desta forma você retornará à tela de seleção de produtos já com o valor do novo item somado na sua compra. No nosso exemplo, além de um suco de maracujá também já selecionamos um suco de laranja, por isso o valor está em R$73,00.


Clicando em Visualizar pedido serão exibidos diversos detalhes, incluindo todos os itens já adicionados. Você pode aumentar ou diminuir a quantidade dos itens ou até mesmo removê-los. Fazendo isso o valor ao lado do botão Finalizar será atualizado.

No nosso exemplo não vamos fazer nenhuma destas modificações, mas vamos pressionar o ícone da coluna Alterar do “Mega Burguer de Soja”.

Desta forma, será aberta novamente a tela de adição deste produto:


Qualquer alteração feita nesta tela resultará em uma atualização imediata do valor do produto ao lado do botão Confirmar. No nosso exemplo vamos adicionar bacon ao item, conforme destacado na imagem acima. Clicando em Confirmar retornaremos à tela anterior com o valor do pedido e os dados referentes ao Mega Burguer já atualizados.

Caso você queira alterar detalhes de outros produtos basta repetir este processo.

Se você pressionar o botão Finalizar você irá para a tela de pagamento. No nosso exemplo vamos clicar em Voltar para a seleção de pedidos. Assim, o valor do pedido também estará atualizado nesta tela:

Caso desejado você ainda pode selecionar mais produtos para o seu pedido. No nosso exemplo agora vamos clicar em Finalizar para abrir a tela de pagamento.

Pagamento de pedido

Pressionando o botão Finalizar será exibida a seguinte tela:


Caso você pressionar o botão Visualizar pedido será exibida a tela de visualização, sem o valor do pedido e sem a possibilidade de fazer qualquer tipo de alteração no pedido.

Caso você ainda queira alterar alguma coisa pressione o botão Voltar duas vezes para chegar à tela de seleção de produtos. Lá você poderá ou adicionar mais produtos ou clicar em Visualizar pedido para fazer mudanças.

Pagamento com cartão de Crédito/Débito

Caso na tela de pagamento você selecionar a opção Cartão de Crédito serão exibidas as condições de pagamento possíveis:

Depois de selecionar a condição de pagamento desejada o sistema vai pedir que você insira seu cartão. Caso você tenha selecionado cartão de débito na tela de pagamento você vai pular direto para esta tela de inserção de cartão. A partir daí o processo é exatamente o mesmo tanto para cartão de crédito quanto para cartão de débito.

Depois de inserir o cartão o Autoatendimento vai requisitar que você digite a senha:

Na sequência o sistema avisará para retirar o cartão:

Caso não ocorra problemas com o cartão o sistema emitirá o seguinte aviso:


Após a emissão do comprovante o pedido estará concluído! O sistema emitirá a seguinte mensagem:

Pagamento com carteira digital ou PIX

Vale destacar que o Autoatendimento possibilita pagamentos via carteiras digitais ou PIX também:

Clicando em Carteira Digital será aberta uma tela para que você selecione qual carteira digital será usada:

Depois que você selecionar a carteira digital será exibido o QR Code na tela. Caso você tenha selecionado PIX na tela inicial de pagamento o sistema vai pular diretamente para a tela de QR Code, a partir daí o procedimento será o mesmo para PIX ou carteiras digitais.

Observações:

– É possível configurar o sistema para não exibir o QR Code na tela do totem, mas sim do Pinpad. Para isso, na tela PDV/Autoatendimento: Configurações Gerais, acesse a guia Periférico. Na sequência marque a opção Exibir QR-Code Carteira Digital no Pinpad.
– Também é importante deixar claro que é possível deixar o processo de pagamento com carteiras digitais e PIX um pouco diferente, conforme explicaremos logo na sequência.

Depois da leitura do QR Code, caso estiver tudo certo com o pagamento, o sistema emitirá a seguinte mensagem:

 

Na sequência o pedido será concluído:

Configuração das carteiras digitais e do PIX

No exemplo que mostramos acima o sistema foi configurado para exibir na tela inicial de pagamento a opção “Carteiras Digitais” e depois que clicado nesta opção destrinchar quais carteiras digitais estão disponíveis. Além disso, no nosso exemplo o PIX estava disponível diretamente na tela inicial de pagamento.

Para saber como configurar o sistema desta maneira, com a opção “Carteiras Digitais” aparecendo na tela de pagamento, clique aqui. Caso desejado o PIX também pode ficar dentro das carteiras digitais.

Vale destacar que é possível fazer a própria carteira digital como: Iti (Itaú), Mercado Pago, ou PicPay, por exemplo, aparecer na tela inicial de pagamento. Assim aquela segunda tela na qual selecionava-se com qual carteira seria efetuado o pagamento é pulada e o sistema passa diretamente para a leitura de QR Code.

Para isso na tela de emitente de cartão (Parâmetros > Tabelas Genéricas > Emitentes de Cartões) deve ser cadastrada uma rede que não tenha a descrição “Carteira Digital”, mas sim com o nome de uma destas carteiras.

Observação:

O nosso exemplo será feito com o PicPay, mas você pode realizar exatamente o mesmo procedimento com outra carteira digital, como: Mercado Pago ou iti (Itaú).

Depois, na tela de finalizadoras, (Vendas > SPDV > Tabelas > Finalizadoras) deve ser cadastrada uma finalizadora com a mesma descrição e seguindo o modelo exemplificado abaixo:

Além disso, para empresas que trabalham com PAF-ECF pode ser necessário preencher o campo Código para ECF. Para saber como lidar com este campo leia o artigo: Como mapear a finalizadora do sistema com o meio de pagamento da ECF?

Terminando o preenchimento da guia Cadastro clique na guia Mais. Então, no campo Tipo do quadro Carteira Digital, selecione a opção referente à carteira digital específica que está sendo configurada.

Caso a guia Mais não estiver disponível no seu sistema saiba como habilitá-la clicando aqui.

Como já dito também é possível configurar o PIX para que ele seja selecionado junto com as carteiras digitais, na segunda tela de seleção de meios de pagamento. Desta forma você selecionaria “Carteira Digital” na tela inicial de pagamento e o sistema exibiria a seguinte tela:

Para saber mais sobre o cadastro de finalizadoras no Retaguarda clique aqui.

 

Atualizado em março 18, 2022

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