1. Início
  2. Vendas
  3. Como mapear a finalizadora do Retaguarda com o meio de pagamento da ECF?
  1. Início
  2. Cadastros
  3. Como mapear a finalizadora do Retaguarda com o meio de pagamento da ECF?

Como mapear a finalizadora do Retaguarda com o meio de pagamento da ECF?

Imprimir
O cadastro de finalizadoras no sistema Megasul é independente do cadastro de meio de pagamento da ECF. Ou seja: as opções de finalização que são possíveis no sistema não são necessariamente as mesmas cadastradas na impressora fiscal. Por isso é importante que o mapeamento esteja correto para um funcionamento perfeito das operações.

Para saber mais sobre o cadastro de finalizadoras, leia o artigo: Como cadastrar uma finalizadora?

Observação:

O mapeamento de meio de pagamento de ECF só é necessário para empresas que trabalham com o PAF. Para as restantes este campo sempre deve permanecer em branco, pois não usam ECF.

Contextualização

Esse mapeamento é feito através do campo Código para ECF, no cadastro das finalizadoras do Retaguarda. Para acessar esta tela utilize o caminho: Vendas > SPDV > Tabelas > Finalizadoras.

Vamos usar exemplos para explicar como funciona a lógica do mapeamento. Para esses exemplos utilizaremos uma ECF com os seguintes números de meios de pagamento:

Existem dois tipos de mapeamento de meios de pagamento: pela descrição ou pelo código. As ECFs das marcas Epson e Sweda possibilitam escolher qualquer uma das opções. Já as impressoras da Bematech só permitem que o processo seja feito através da descrição.

Se você utilizar Epson ou Sweda, para definir a forma de mapeamento abra o Param.exe. Então, clique na guia Plugins e selecione Impr. Cupom. No campo Marca escolha a impressora (você também pode escolher o Modelo no campo abaixo) e pressione o botão Configurar Dispositivo.

Desta maneira, você terá acesso a uma das telas de configuração:

Então, no quadro Tratar finalizadora por, selecione a opção Descrição ou Código.

Observação:

Vale destacar que impressoras Bematech não permitem o cadastro de meios de pagamento com menos de quatro dígitos ou com numerais. Alguns modelos de Epson também não permitem meios de pagamento com menos de quatro dígitos. A Sweda permite tanto o cadastro de meios de pagamento com três dígitos quanto com numerais. Além disso é comum, em todas as três marcas em diferentes modelos de ECF, um limite de 15 ou 16 caracteres para o cadastro de meios de pagamento.

Mapeando a finalizadora por código

Quando o mapeamento está sendo realizado através do código a lógica é muito simples. Basta, no campo Código para ECF, você inserir o código Nº Meio Pagamento vinculado à finalizadora cadastrada no Retaguarda.

Ou seja: neste caso não importa qual a descrição da finalizadora cadastrada no Retaguarda, na ECF a venda será feita segundo o campo Código para ECF.

No nosso exemplo, como foi inserido o Código para ECF 3, toda a vez que você realizar uma venda no Caixa com a finalizadora “6 – Cartão”, na ECF será impresso “03 – C. Crédito”.

Do mesmo jeito que, se fosse inserido o Código para ECF 2, toda a vez que fosse realizada uma venda no Caixa com a finalizadora “6 – Cartão”, na ECF seria impresso “02 – C. Débito”.

Mapeando a finalizadora por descrição

Caso você esteja utilizando uma impressora Bematech, ou tenha configurado a Epson/Sweda para fazer o mapeamento por descrição, existem dois tipos de lógica que o sistema vai utilizar para fazer o mapeamento. Vamos destrinchar ambas a seguir.

Mapeamento de finalizadora por descrição –  Lógica 1

A primeira possibilidade é a mais simples. Basta cadastrar uma finalizadora no Retaguarda com a mesma descrição que o meio de pagamento da ECF. Desta forma, deixando o campo Código para ECF em branco, basta selecionar a finalizadora na venda para que a impressora fiscal aponte a venda para o meio de pagamento com o mesmo nome.

No nosso exemplo, foi cadastrada uma finalizadora no Retaguarda chamada “C. Crédito”, de Código 7 e sem Código para ECF. Assim, ao fazer uma venda no Caixa com a finalizadora “7 – C. Crédito”, essa será impressa pela ECF com o meio de pagamento de mesmo nome: “03 – C. Crédito”.

Mapeamento de finalizadora por descrição – Lógica 2

É comum não utilizar a mesma descrição do meio do pagamento da ECF na apresentação das finalizadoras cadastradas no Retaguarda, ou até mesmo agrupar diferentes tipos de finalizações em um único meio de pagamento da ECF. Neste caso pode ser realizada uma ponte entre cadastros do Retaguarda para definir qual será a descrição buscada na ECF.

No exemplo abaixo, foi finalizada a venda utilizando a finalizadora cadastrada no Retaguarda “Cartão”. Ela tem o Código 6 e o Código para ECF 7. Neste caso, o que o sistema faz é usar a descrição da finalizadora cadastrada no Retaguarda que tem como Código o número que foi inserido no campo Código para ECF da finalizadora “Cartão”.

Ou seja: realizando uma venda no Caixa com a finalizadora “6 – Cartão”, o sistema na verdade vai considerar a “7 – C. Crédito”, graças ao conteúdo do campo Código para ECF. Desta forma, seguindo a lógica 1, a venda será finalizada com o meio de pagamento da ECF, “03 – C. Crédito”, pois ele tem a mesma descrição que a finalizadora cadastrada no Retaguarda que está sendo considerada.

Para que você possa compreender melhor a lógica 2, tome como exemplo as tabelas abaixo:

Na tabela de cima, vemos as finalizadoras cadastradas no Retaguarda. Abaixo relembramos para você os meios de pagamento cadastrados na nossa ECF.

Neste cenário, vamos destrinchar com qual meio de pagamento a ECF vai realizar a venda quando você selecionar cada uma das finalizadoras no Caixa.

Exemplo 1 Caso você faça uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “1 – Dinheiro”: Como o campo Código para ECF está vazio, o sistema vai considerar a própria descrição desta finalizadora. Vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “01 – Dinheiro”.

Exemplo 2 Se você fizer uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “2 – Cheque”: Como o campo Código para ECF está vazio, o sistema vai considerar a própria descrição desta finalizadora. Vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “02 – Cheque”.

Exemplo 3 Caso você faça uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “3 – Cheque Pre”: Como o campo Código para ECF está preenchido com 2, o sistema vai buscar a finalizadora cadastrada no Retaguarda com este código. Ou seja, vai considerar a finalizadora cadastrada no Retaguarda “2 – Cheque”, e assim vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “02 – Cheque”.

Exemplo 4 Se você fizer uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “4 – A Prazo”: Como o campo Código para ECF está preenchido com 7, o sistema vai buscar a finalizadora cadastrada no Retaguarda com este código. Ou seja, vai considerar a finalizadora cadastrada no Retaguarda “7 – C. Crédito”, e assim vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “03 – C. Crédito”.

Exemplo 5 Caso você faça uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “5 – Mastercard”: Como o campo Código para ECF está preenchido com 7, o sistema vai buscar a finalizadora cadastrada no Retaguarda com este código. Ou seja, vai considerar a finalizadora cadastrada no Retaguarda “7 – C. Crédito”, e assim vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “03 – C. Crédito”.

Exemplo 6 Se você fizer uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “6 – Cartão”: Como o campo Código para ECF está preenchido com 7, o sistema vai buscar a finalizadora cadastrada no Retaguarda com este código. Ou seja, vai considerar a finalizadora cadastrada no Retaguarda “7 – C. Crédito”, e assim vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “03 – C. Crédito”.

Exemplo 7 Caso você faça uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “7 – C. Crédito”: Como o campo Código para ECF está vazio, o sistema vai considerar a própria descrição desta finalizadora. Vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “03 – C. Crédito”.

Exemplo 8 Se você fizer uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “8 – C. Débito”: Como o campo Código para ECF está vazio, o sistema vai considerar a própria descrição desta finalizadora. Vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “02 – C. Débito”.

Exemplo 9 Caso você faça uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “9 – Visa 3x”: Como o campo Código para ECF está preenchido com 7, o sistema vai buscar a finalizadora cadastrada no Retaguarda com este código. Ou seja, vai considerar a finalizadora cadastrada no Retaguarda “7 – C. Crédito”, e assim vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “03 – C. Crédito”.

Exemplo 10 Se você fizer uma venda com a finalizadora cadastrada no Retaguarda “10 – Cheque Presente”: Como o campo Código para ECF está preenchido com 2, o sistema vai buscar a finalizadora cadastrada no Retaguarda com este código. Ou seja, vai considerar a finalizadora cadastrada no Retaguarda “2 – Cheque”, e assim vai buscar na listagem de ECF e vai batê-la com o meio de pagamento de mesmo nome “02 – Cheque”.

E se o mapeamento for configurado como descrição e não for encontrado um meio de pagamento que bata com a descrição da finalizadora?

Por fim, é preciso que seja explicada ainda uma última possibilidade. Caso a venda seja feita com uma finalizadora cadastrada no Retaguarda que não tenha o campo Código para ECF preenchido e cuja descrição não bata com nenhum dos meios de pagamento cadastrados na ECF, o que acontece?

Neste caso, se você estiver utilizando uma Bematech MP-4200 TH ou outra impressora desta marca mais avançada, a ECF automaticamente vai realizar a venda com o meio de pagamento “01 – Dinheiro”.

Agora, caso seja uma Bematech anterior à MP-4200 TH, a ECF vai tentar cadastrar um meio de pagamento com a mesma descrição que a finalizadora cadastrada no Retaguarda. Caso ela consiga, a venda será realizada com esse meio de pagamento que acabou de ser cadastrado. Caso contrário, a venda será realizada com o meio de pagamento “01 – Dinheiro”.

Vale destacar que: a ECF só suporta 20 meios de pagamentos cadastrados. Então, caso haja até 19 cadastrados, no último exemplo, a ECF será capaz de cadastrar um novo conforme a própria descrição da finalizadora cadastrada no Retaguarda. Caso já haja 20 meios de pagamento cadastrados, a ECF finalizará a venda com o meio de pagamento “01 – Dinheiro”.

Agora, se você utilizar uma impressora Sweda ou Epson, ao fazer uma venda com uma finalizadora cadastrada no Retaguarda que não tenha o campo Código para ECF preenchido e cuja descrição não bata com nenhum dos meios de pagamento cadastrados na ECF, simplesmente o Caixa exibirá uma mensagem de erro e você não conseguirá concretizar a operação.

Observação:

Vale destacar que tudo o que foi explicado neste último item continua valendo em caso de realizar-se uma venda com uma finalizadora cadastrada no Retaguarda com o campo Código para ECF apontando para outra finalizadora cuja descrição não bata com nenhum meio de pagamento cadastrado na ECF.

Atualizado em março 10, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: