Para compreender melhor leia o artigo: Como funciona o controle de carnes?
Outro artigo relevante para entender o tema é: Como funciona o desmembramento de produtos?
Parametrizações do controle de carnes
O custo dos cortes será calculado conforme o parâmetro Base de cálculo p/ custo do Desmembramento. Para configurá-lo, no Retaguarda, clique em: Parâmetros > Parametrização. Este parâmetro está no grupo por Filial, portanto, no campo Item, você vai escolher a filial para a qual a configuração será válida. Você verá as seguintes opções:
Entenda o que o que significa cada uma das opções:
< Nenhum: Não considera a base para desmembramento.
1 Venda: Considera-se o preço de venda para a base de cálculo.
2 Custo: O preço de custo do produto é considerado na base de cálculo.
3 Custo da Última Compra: O preço da última compra é utilizado para base de cálculo.
4 Médio Contábil: Considera-se o preço médio contábil do produto para base de cálculo.
5 Preço de Compra (Produto – Fornecedor): A última compra em que foi utilizado o mesmo fornecedor é utilizada como base de cálculo.
6 Bruto últ. Compra indep. Fornecedor: Considera-se o último preço de compra do produto recuperado, independentemente do fornecedor, tanto para pedidos de compra quanto venda e notas fiscais de entrada ou saída.
7 Preço de custo vigente com impostos: Leva-se em consideração o custo vigente obtido através do cadastro de Produtos, na guia Dados Complementares > Última Compra, campo Custo. Então, aplica-se os impostos PIS e COFINS da guia Cadastro para o produto a partir dos campos Identificador do Cálculo de PIS e Identificador do Cálculo de COFINS.