FAQ – PIX

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O PIX surgiu como uma importante ferramenta para o varejo brasileiro. O sistema Megasul já está capacitado para permitir que sua empresa receba pagamentos por esta ferramenta desenvolvida pelo Banco Central. Existem algumas dúvidas comuns que podem surgir, veja neste artigo a resposta para elas.

Perguntas Frequentes sobre o PIX

 Qual o procedimento necessário para a implantação do PIX na sua empresa?

R.: Para implantar o PIX como forma de recebimento de pagamentos na sua empresa você deve seguir os cinco passos listados abaixo:

1 Caso sua empresa utilize o Sitef GW: Solicite ao Suporte da Megasul que seja feito o cadastro da sua empresa no sistema FEPAS CardSE Web.

Já se a sua empresa usar o Sitef Express: Os dados da chave PIX devem ser cadastrados no próprio Sitef Express Web.

2 Escolha uma das instituições financeiras homologadas para o PIX junto à Sitef Express. As opções neste momento são:
Itaú;
Bradesco;
Santander;
Sicredi;
Quero-Quero PAG.

3 Solicite à instituição financeira escolhida o cadastro de uma ou mais chaves PIX, conforme for mais conveniente para a sua empresa.

4 Peça à instituição financeira as credenciais de acesso para realizar transações PIX via Software Expresss (Cliente ID e Client Secret).

IMPORTANTE:

Essas credenciais têm validade de 24 horas. Ou seja: quando a sua empresa receber essas credenciais deve imediatamente solicitar ao Suporte da Megasul que faça o cadastro no sistema FEPAS CardSE Web. Caso contrário deverá ser feita nova solicitação à instituição financeira.

5 Por fim realize o cadastro do PIX no Retaguarda. Para saber todos os detalhes deste cadastramento clique aqui.

Quantas chaves PIX você pode cadastrar para a sua empresa?

R.: Você pode cadastrar uma única chave PIX para todas as suas filiais/lojas ou cadastrar uma por filial/loja. Caso você tenha apenas uma filial/loja obrigatoriamente sua empresa terá uma única chave.

É possível cadastrar uma chave PIX por Caixa/Estação?

R.: Não. Ou você cadastra uma única chave para todas as lojas ou uma para cada loja. Porém, uma chave por Caixa/Estação é impossível.

A Megasul armazena informações que permitam conferir as transações junto ao banco?

R.: Sim, a Megasul solicita o código de autorização estendido à instituição financeira responsável, que possui até 99 dígitos. Deste modo é possível identificar cada uma das transações realizadas. Com esta informação você pode utilizar as ferramentas disponibilizadas pela instituição bancária ou pelo Sitef Conciliador para realizar a conferência/conciliação.

Como fazer a conferência no sistema do banco?

R.: Cada instituição financeira tem diferentes ferramentas para extrato e conferência de transações. Você deve solicitar mais informações diretamente com o banco escolhido na sua empresa.

Paga-se alguma taxa para receber pagamentos via PIX?

R.: A Megasul não cobra taxa alguma para transações PIX. Todavia, as instituições financeiras podem cobrar taxas de pessoas jurídicas nas transações. Portanto, você deve verificar estas informações com o banco no momento da assinatura do contrato.

Quanto tempo demora uma transação via PIX?

R.: Todas as transações PIX são instantâneas. Quando houver a confirmação e a conclusão do registro da venda no Caixa, o valor estará creditado na sua conta.

Quando podem ocorrer as transações com PIX?

R.: A qualquer momento. O PIX permanece ativo 24 horas por dia, sete dias por semana, sem exceções.

A sua empresa precisa fazer algum contrato com a adquirente para receber pagamentos via PIX?

R.: Não, o único contrato necessário é com a instituição financeira que vai prover o serviço de pagamento, o chamado PSP ou banco.

Seu cliente superou o limite do PIX e não consegue realizar o pagamento, e agora?

R.: Tanto o Caixa quanto o Sitef não limitam de maneira alguma o valor a ser recebido. Porém a instituição financeira pode limitar por questões de segurança e contratuais. Caso o cliente não consiga realizar um pagamento para a sua empresa por ter excedido este limite, sugira a ele para que entre em contato com a instituição financeira e peça esclarecimentos ou aumento do limite.

O sistema fornece algum comprovante da transação PIX?

R.: Sim. Após a impressão do cupom fiscal/nota fiscal será impresso também o comprovante da transação PIX.

É possível realizar o cancelamento de um PIX através do sistema Megasul?

R.: Sim. Basta realizar o cancelamento do cupom fiscal/nota fiscal dentro do prazo definido pela Sefaz do seu estado. Quando efetuado o cancelamento no Caixa o estorno da transação PIX será realizado automaticamente.

Caso o cupom ou nota fiscal não possa ser cancelado, como a sua empresa pode devolver o valor pago com PIX ao cliente?

R.: Se não houver mais como fazer o cancelamento do cupom/nota fiscal deve ser emitida uma nota fiscal de devolução. Na sequência, o estorno do valor pago pelo cliente deve ser feito manualmente. Na verdade, deverá ser feita uma transferência PIX da conta da empresa para a conta do cliente.

Atualizado em agosto 19, 2021

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