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Como utilizar uma promoção única por CPF?

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A funcionalidade de promoção única por CPF é uma opção que foi acrescentada para quatro tipos de promoções diferentes: “Promoção”, “Lista de Preço”, “Promoção Casada” e “Promoções Especiais” (por quantidade). Quando marcada  esta opção, a promoção aplica-se exatamente do jeito que foi configurada anteriormente, excetuando-se que cada cliente tem direito a apenas uma compra promocional.

Quando o mesmo cliente fizer outra compra que se enquadre para a mesma promoção, esta não será mais aplicada. Além disso, é possível configurar um texto para ser impresso no cupom fiscal quando a promoção única por CPF for aplicada.

Este artigo tratará exclusivamente das implicações da promoção única por CPF. Para saber mais informações gerais sobre o cadastro de promoções, leia o artigo: Como cadastrar promoções? 

Agora, caso você queira aplicar uma promoção casada única por CPF, além deste artigo, você também pode ler o texto: O que é uma promoção casada?

Configuração no Retaguarda

Para usar uma promoção única por CPF no seu estabelecimento é necessário primeiramente fazer algumas configurações no Retaguarda.

O caminho da tela de promoções é o seguinte: Gestão de Preços > Digitações/Processos > Promoções. Os campos que possibilitam a aplicação de uma promoção única por CPF só aparecerão se, ainda na guia Produtos, você selecione Promoção, Lista de Preço, Promoção Casada ou Promoções Especiais.

Desta forma, ao acessar a guia Configuração, na parte inferior esquerda da tela, você verá os campos Texto para destaque promoção e Restringir a uma utilização por Cliente.

Por padrão, o campo Restringir a uma utilização por Cliente vem desmarcado. Mantendo-o assim o sistema assume o comportamento comum de promoção, sem limitar quantas vezes cada cliente pode utilizá-la, quando em diferentes compras.

Agora, quando este campo for marcado, a promoção ficará disponível apenas para clientes identificados e que ainda não tenham sido beneficiados por esta mesma promoção. Além disso, serão aplicados todos os filtros já existentes na  promoção.

No campo Texto para destaque promoção você pode inserir um texto a ser impresso no cupom fiscal da venda no item que esta promoção for aplicada. Caso a opção Restringir a uma utilização por Cliente estiver desmarcada, mesmo que você  preencha o campo Texto para destaque promoção, ele não será aplicado. Este texto será utilizado única e exclusivamente para promoções únicas por CPF.

As características exibidas na guia Configuração também são afetadas pela promoção única por CPF. Para saber mais sobre o assunto, leia o item Clientes x Características.

Realizando vendas com a promoção única por CPF no Caixa

Agora vamos ver como funciona a aplicação da promoção única por CPF no Caixa. Para saber outros detalhes sobre vendas, leia o artigo: Como realizar uma venda?

Caso seja feita uma venda que se encaixe nos parâmetros estabelecidos para a promoção única por CPF, por regra ela será aplicada, a não ser que:
1 Não houver um cliente identificado na operação;
2 O cliente identificado na venda já tenha sido beneficiado pela mesma promoção;
3 O cliente identificado na operação seja uma pessoa jurídica.

Observações:

• Ao fazer um orçamento que se encaixe nos parâmetros da promoção única por CPF, este orçamento já terá aplicada a promoção. Ao concretizar a venda no Caixa, a promoção será utilizada na operação.
• Uma vez concretizada a venda no Caixa, o cliente não poderá mais usufruir da mesma promoção.
• Agora, se ainda no aplicativo do orçamento o operador liberar o código de barras no qual a promoção foi aplicada, o sistema questionará se deseja liberar a promoção para uso novamente. Basta pressionar Sim para que seja possível a aplicação em nova operação.
• Outra forma de possibilitar a utilização de uma promoção já aplicada no Orcamento.exe é faturar o orçamento e na sequência cancelar o último cupom.
• Vale destacar que caso simplesmente se abandone a venda no Caixa, isso não liberará a promoção para novo uso.

Operação em banco de dados offline – Contingência

Ao operar em banco de dados Offline (em contingência), caso a tabela PROMOCAOCPF, que guarda as informações referentes a clientes que já utilizaram a promoção única por CPF, não seja incluída na carga, existe a possibilidade de que um cliente que já tenha sido beneficiado por uma promoção única volte a ter disponível a mesma promoção. Tal fato ocorre pois neste cenário o sistema não teria acesso à informação.

Entretanto, ao retornar para o banco de dados online, o sistema realiza um tratamento especial na descarga. Assim, caso já exista um registro para a respectiva promoção e CPF no banco de dados online, o sistema irá ignorar este registro do banco offline.

Observação:

A impressão do De/Por do item seguirá a fórmula tradicional, como fica em qualquer outra promoção que não seja única por CPF. Para saber mais sobre, clique aqui.

Clientes x Características

Para lidar com a funcionalidade de promoção única por CPF existe o campo Situação (Ativo/Inativo) na tabela de ligação entre o cliente e as características. Quando esta ligação for mantida pelo sistema Megasul será sempre com situação ativa. Ou seja: apenas quando a ligação for inserida por meio do sistema de terceiro será possível definir uma situação de ligação como inativa.

Na tela de promoções do Retaguarda, na guia Configuração, quando uma ligação estiver inativada a respectiva característica seja exibida como desmarcada.

Da mesma maneira, no Caixa, ao identificar um cliente, o sistema não carrega promoções que estejam ligadas a ele, mas em situação inativa, quando o banco de dados estiver online. Agora, caso o banco estiver offline, a situação da ligação não será considerada.

Os clientes que não estejam ligados a uma promoção, por meio da característica aplicada a ela, não terão acesso a esta promoção, mantendo o mesmo comportamento que o sistema aplica com qualquer outro tipo de promoção.

Aplicando uma promoção única por CPF no Orcamento.exe

Caso seja feito um orçamento que se encaixe nos parâmetros estabelecidos para a promoção única por CPF, por regra ela será aplicada, a não ser que:
1 Não houver um cliente identificado na operação;
2 O cliente identificado no orçamento já tenha sido beneficiado pela mesma promoção;
3 O cliente identificado na operação for uma pessoa jurídica.

Lembrando que, no que diz respeito ao Orcamento.exe: ao fazer um orçamento que se encaixe nos parâmetros da promoção única por CPF, este orçamento já terá aplicada a promoção. Se ainda no aplicativo do orçamento o operador liberar o código de barras no qual a promoção foi aplicada, o sistema perguntará se deseja liberar a promoção para uso novamente. Basta pressionar Sim para que seja possível a aplicação em nova operação.

Atualizado em março 24, 2022

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