1. Início
  2. Vendas
  3. Como realizar vendas para dependentes?
  1. Início
  2. Cadastros
  3. Como realizar vendas para dependentes?

Como realizar vendas para dependentes?

Imprimir
O sistema Megasul possibilita realizar vendas para clientes dependentes de maneira que os títulos sejam gerados contra os titulares dos convênios, e não contra os próprios dependentes.

Pré-requisitos

Para que seja possível vender para dependentes gerando títulos contra os titulares do convênio primeiramente deve-se cadastrar o cliente titular. Isto é feito no Retaguarda, através do caminho: Cadastros > Clientes.

Observação:

Para saber outros detalhes sobre o cadastro de clientes clique aqui.

No cadastro do titular, no campo Convênio, insira o convênio desejado.

Ainda no cadastro do titular, no campo Código da guia Convênio, deve ser repetido o código dele mesmo (vamos  ver como logo a seguir).

Observação:

O convênio deve estar cadastrado previamente no sistema. Para saber como realizar este cadastro clique aqui.

Além disso, deve ser feito o cadastro do cliente dependente da mesma maneira. A única diferença é que, na guia Convênio, deve ser inserido o Código do cliente titular do convênio, e os outros campos devem ficar em branco.

Por exemplo, vamos supor que um titular do cartão do convênio “Ford” seja o cliente “Machado de Assis Lobato”, de código 27.

Já o dependente dele é o cliente “Monteiro de Assis”, de código 35.


Depois que você pressionar o botão Gravar, o sistema automaticamente carregará o número deste dependente para o titular selecionado. Também será automaticamente marcada a opção Emitir Cartão para que, na próxima geração de cartões, seja gerado o cartão deste dependente.

Vale destacar que um dependente só pode estar atrelado a um único titular. Por outro lado, o titular pode ter diversos dependentes que farão compras gerando títulos contra ele.

Realizando a venda para um dependente

Com os cadastros feitos conforme explicado acima basta vender normalmente qualquer item para o dependente. Pode ser por meio do Caixa ou do Retaguarda, os títulos gerados por essas vendas serão todos no nome do titular.

Para saber como realizar uma venda no Caixa clique aqui.

Já para ver como é emitida uma nota fiscal de saída no Retaguarda clique aqui.

Desta forma os títulos serão gerados contra o titular, mas nestes mesmos títulos será possível verificar quem foi que realizou a compra.

Por exemplo: Vamos supor que o dependente “Monteiro de Assis”, de código 35, fez uma compra no valor de R$1.533,75, em duas vezes, resultando em um título de R$766,88 e outro de 766,87 contra o titular “Machado de Assis Lobato”, código 27.

Você pode checar estes títulos, no Retaguarda, através do caminho: Financeiro > Contas a Receber > Digitações/Processos > Manutenção de Títulos.

Assim você verá os dois títulos no nome do titular listados na tela de manutenção de títulos do contas a receber. Se você rolar a tela para o lado, visualizando os demais campos, avistará os campos Código Comprador e Nome Comprador, que apontarão para o dependente que realizou a compra:


Para saber mais sobre a manutenção de títulos do contas a receber clique aqui.

Da mesma forma, caso você pressionar o botão Procurar será aberta a tela de busca por títulos, onde você também poderá avistar os dois títulos mencionados.

E rolando a tela para o lado novamente estarão disponíveis os campos Código Comprador e Código Nome, demonstrando o dependente que realizou a compra no nome do titular.

Para saber todos os detalhes da procura por títulos no sistema clique aqui.

 

Atualizado em março 11, 2021

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: