Para saber mais sobre a manutenção de títulos do Contas a Receber, leia o artigo: Como gerenciar a manutenção de títulos?
Fazendo o lançamento do título
O lançamento de títulos no Contas a Receber é feito, no Retaguarda, por meio do seguinte caminho: Financeiro > Contas a Receber > Digitações/Processos > Manutenção de Títulos.
Na sequência, siga os seguintes passos:
1 Acesse a guia Dados e clique no botão Limpar:
2 Selecione o código do Cliente:
3 Informe o número da Parcela (caso haja mais de uma):
4 Digite a data do vencimento do título (o sistema preencherá automaticamente com a data atual, mas você pode alterar) e deixe o campo Data de Prorrogação em branco:
5 Informe o valor do título no campo Saldo:
Se você digitar um valor negativo, o sistema abortará e emitirá a seguinte mensagem:
6 Selecione o Tipo de título desejado (você pode fazer isso digitando o código ou por meio da seta):
7 Escolha também o Tipo de Conta que deseja:
8 Faça uma Observação, caso julgar necessário:
9 Informe também a Conta Contábil/Histórico:
10 Clique no botão Gravar:
11 Para confirmar a inclusão, pressione também o botão Efetuar:
Pronto, seguindo estes passos o título será lançado no Contas a Receber.