1. Início
  2. Cadastros
  3. Produtos
  4. Como funciona o controle de carnes?
  1. Início
  2. Estoque
  3. Como funciona o controle de carnes?
  1. Início
  2. Cadastros
  3. Como funciona o controle de carnes?

Como funciona o controle de carnes?

Imprimir
O sistema Megasul oferece a possibilidade de controle de estoque e vendas de carnes. Permitindo a identificação do seu rendimento líquido provável através de informações estatísticas estabelecidas por parâmetros. Possibilita também o controle de perdas. Ainda analisa o índice de rentabilidade do fornecedor e o índice de rentabilidade do responsável pelo desmembramento.

Controle de carnes

Veja os conceitos utilizados no sistema

 Peça: Parte do tipo de carne a ser desmembrado (dianteiro/traseiro).
Corte: Corresponde à Peça da carne desmembrada ou parte desmembrada. Como Cupim, ou Acém.
Perda: Igual ao peso bruto – peso corte (sangue/água, osso, outros). O osso pode ser tratado como um produto se assim for definido.
Cortes: Itens desmembrados em quilos.

A carne tem entrada no açougue como peças registradas em nota fiscal, com peso total e preço por quilo. Ao dar entrada da nota fiscal da peça, será dada entrada no estoque do produto peça.

Ao efetuar o desmembramento das peças, será tirado do estoque da peça e indicado no estoque dos cortes. Então, será efetuado o rateio de custos sobre os cortes. Ao vender cortes no Caixa serão impressos os itens desmembrados e dado baixa no estoque destas mercadorias.

Em seguida, será efetuado o cálculo do rendimento líquido provável, baseado em percentuais pré-cadastrados. É possível fazer a entrada do desmembramento no estoque sem informar fornecedor, nota fiscal ou o peso dos itens desmembrados, se assim for definido.

Cadastro das carnes como produto

O primeiro passo é cadastrar a peça, ou seja, a carne a ser desmembrada. Para isso, no Retaguarda, clique em Cadastros > Produtos. Na guia Dados Básicos, o campo Composição deverá estar marcado como Desmembrado. Já o parâmetro Desmembrado deverá estar desmarcado.

Para compreender melhor, veja o exemplo abaixo:

Agora, seguindo o exemplo acima, vamos supor que você cadastrou a peça Dianteiro Bovino. O próximo passo é cadastrar seus cortes. Então, suponha-se que estes cortes serão Dianteiro Cupim e Dianteiro Acém. Você vai cadastrá-los de maneira separada, dois produtos novos.

A única diferença é que o campo Composição deverá estar selecionado como Nenhum e o parâmetro Desmembrado deverá ser marcado. Veja o exemplo do Dianteiro Cupim:

Agora, o Dianteiro Acém:

Por fim, se você desejar fazer o controle das perdas, é só inseri-las no sistema. Você vai cadastrá-las como um produto normal, seguindo o mesmo esquema dos cortes. Ou seja, selecionando o campo Composição como Nenhum e desmarcando o parâmetro Desmembrado. A única diferença é que este será nomeado com a palavra “Perda”. Veja a imagem abaixo.

Para compreender a maneira de como as peças, cortes e perdas são vinculadas no sistema, leia o artigo: Como funciona o desmembramento de produtos?

Para entender como parametrizar o corte de carnes no sistema, leia o artigo: Como personalizar o controle de carnes?

Atualizado em novembro 30, 2021

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: