1. Início
  2. Compras
  3. Notas Fiscais de Compra
  4. Como fazer backup de Nota Fiscal de Entrada?
  1. Início
  2. Compras
  3. Como fazer backup de Nota Fiscal de Entrada?
  1. Início
  2. Estoque
  3. Como fazer backup de Nota Fiscal de Entrada?

Como fazer backup de Nota Fiscal de Entrada?

Imprimir
As notas fiscais de entrada não ficam desprotegidas no sistema Megasul. O Retaguarda oferece a possibilidade de fazer backup para todas as notas que não forem gravadas da maneira correta por algum motivo. Queda de energia, por exemplo.

Para saber mais sobre notas fiscais de entrada, leia o artigo: Como fazer a digitação de uma Nota Fiscal de Entrada?

Realizando o backup das notas fiscais de entrada

O primeiro passo para lidar com o backup é parametrizá-lo. Para isso, no Retaguarda, acesse: Parâmetros > Parametrização. Então, selecione o grupo Filial e, no campo Item, escolha a filial para qual a configuração será válida. Por fim, encontre, na lista abaixo, e valore conforme desejado o parâmetro Gerar Backup Nota/Pedido ao digitar. Veja:
Com esse parâmetro ativo, ao efetuar digitação de Nota Fiscal de Entrada, Nota Fiscal de Saída, Pedido de Venda ou Pedido de Compra, o sistema fará automaticamente o backup dos dados em tela, respeitando o intervalo de tempo configurado na parametrização.

Para que isso aconteça são necessárias duas condições. Veja quais são:

1 Se a nota for gravada de forma correta, o backup é deletado automaticamente, pois não existe a necessidade de recuperação da nota. Os backups apenas serão efetivamente gravados quando o sistema for finalizado de forma inesperada.

2 O backup somente é realizado caso os dados em tela estejam sendo manipulados. Ou seja, se você iniciar a digitação e em um determinado tempo pará-la, mesmo mantendo a tela aberta, o sistema identificará essa pausa e também pausará a gravação do backup.

Os arquivos de backup são gerados em um diretório chamado Backups Notas e Pedidos, criado no mesmo diretório onde fica a pasta ERP.

Dentro do diretório de backups existe uma estrutura com dois outros diretórios chamados Entradas e Saídas. Eles, por sua vez, têm outros dois diretórios chamados Notas Fiscais e Pedidos. Cada diretório irá conter tipos de backups conforme o seu nome (ex.: o diretório “../Backups Notas e Pedidos\Entradas\Notas Fiscais” irá conter backups de notas fiscais de entrada).

Para cada backup é gerado um novo diretório, cujo nome é o nome do cliente ou fornecedor e a data e hora de criação. O nome dos arquivos de backup (em XML) se dá pela data/hora de sua criação.

Vale lembrar que para fazer a digitação da nota fiscal de entrada, você deve acessar: Estoque > Digitações > Digitação Nota Fiscal Entrada – NV. Então, para restaurar uma nota perdida, seja por fechamento inesperado do sistema ou alguma outra situação indevida, é necessário clicar no botão Restaurar:

Fazendo isto, será exibida a tela Abrir, utilizada para a seleção do backup, posicionada diretamente no diretório padrão para os backups. Localize o arquivo de backup referente à nota que deseja restaurar (sinalizada pelo horário de gravação) e aguarde o sistema recarregá-lo:

 

Atualizado em janeiro 20, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: