1. Início
  2. Compras
  3. Notas Fiscais de Compra
  4. Como corrigir uma Nota Fiscal de Entrada?
  1. Início
  2. Compras
  3. Como corrigir uma Nota Fiscal de Entrada?
  1. Início
  2. Estoque
  3. Como corrigir uma Nota Fiscal de Entrada?

Como corrigir uma Nota Fiscal de Entrada?

Imprimir
Ao fazer a digitação de uma nota fiscal de entrada erros podem acontecer. Ou, simplesmente, alguma mudança se torna necessária em decorrência de algum fator que não estava previsto anteriormente. Para estes casos o sistema Megasul disponibiliza a opção de corrigir notas.

Para saber mais sobre notas fiscais de entrada, leia o artigo: Como fazer a digitação de uma Nota Fiscal de Entrada?

Corrigindo uma nota fiscal de entrada

Para fazer a digitação da nota fiscal de entrada, no Retaguarda, acesse: Estoque > Digitações > Digitação Nota Fiscal Entrada – NV. Para iniciar a correção de uma nota, basta, nesta tela, clicar na opção do menu suspenso: Corrige NF de Entrada-NV. Veja:

ATENÇÃO!

Quando uma nota estiver marcada como conferida, ela não poderá ser aberta nesta tela. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo: Como fazer a conferência de uma Nota Fiscal de Entrada?

Com isso, você abrirá a tela que permite efetuar alterações na nota fiscal, não havendo a necessidade de excluí-la. Veja na imagem abaixo a tela para a alteração de nota fiscal de entrada já lançada e atualizada:


Aqui são apresentadas todas as notas fiscais de entradas do sistema. Primeiramente, selecione a nota que deseja alterar. Para isso, você pode utilizar qualquer campo como filtro. Digitando o CNPJ serão apresentadas apenas as notas relacionadas àquela empresa. Se você só souber a data de emissão da nota, pode usá-la para filtrar somente as notas lançadas naquele dia específico. E assim funciona com qualquer outro dado contido na lista acima.

Ao encontrar a nota desejada, selecione-a e clique no botão NCM para coletar o número e série da nota e verificar os produtos constantes nela, através da tela Verificação NCM:

Essa tela é aberta justamente para promover a digitação do NCM dos itens da nota, ou correção deles, sem que haja a necessidade de reabrir a nota de entrada já lançada. Depois de finalizar as digitações/verificações, clique no botão OK.

Na sequência, com a nota ainda selecionada, clique no botão Alterar Nota (da tela Alterar Nota de Compra). O sistema abrirá automaticamente a tela Digitação de Nota de Entrada, possibilitando a alteração das guias. Se as mudanças feitas refletirem no estoque ele será devidamente ajustado, assim como o financeiro.

Se durante a correção da nota for alterado o CFOP, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Na alteração do CFOP, se algum dos itens possuir uma extensão sua (Código do CFOP.*), e para o novo CFOP existir também alguma extensão, o CFOP dos itens será trocado automaticamente para a extensão do novo CFOP.

Terminando a operação, ao clicar no botão Gravar, o sistema questionará se deverá gerar novamente o pedido de transferência:

Observação:

Ao efetuar alteração de Nota Fiscal de Entrada retroativa, se houver um inventário no mesmo dia, o processo de alteração da Nota Fiscal de Entrada será inserido no final do dia, após o registro de inventário. Caso a nota tenha sido informada antes do inventário, serão gerados valores divergentes no final do dia. Isto acontece porque, ao alterar a nota, não existe modo de identificar se a nota original foi digitada antes ou depois do inventário.

Esta observação é válida também para qualquer lançamento retroativo no mesmo dia em que foi realizado o inventário. Veja um exemplo:

Atualizado em janeiro 20, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: