1. Início
  2. Compras
  3. Notas Fiscais de Compra
  4. Como armazenar uma Nota Fiscal de Entrada?
  1. Início
  2. Compras
  3. Como armazenar uma Nota Fiscal de Entrada?
  1. Início
  2. Estoque
  3. Como armazenar uma Nota Fiscal de Entrada?

Como armazenar uma Nota Fiscal de Entrada?

Imprimir
A função de armazenamento de notas fiscais de entrada é utilizada para armazenar a NF no final de toda a digitação, deixando sua atualização (estoque, financeiro e etc) pendente a ser feita no futuro.

Para fazer digitação de uma nota fiscal de entrada, no Retaguarda, acesse: Estoque > Digitações > Digitação Nota Fiscal Entrada – NV:

Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo: Como fazer a digitação de uma Nota Fiscal de Entrada?

O armazenamento será realizado através do botão Armazenar, desta tela.

Armazenando Notas Fiscais de Entrada

O sistema realiza a verificação de notas armazenadas. Ou seja, se em uma mesma operação o usuário carregar uma nota e em seguida outra, o sistema alertará que a nota anterior será perdida. Para que isso não ocorra, a operação deverá ser cancelada e a nota armazenada novamente. Veja a mensagem:

Na realização de entrada de notas fiscais através do processo EDI, ou no armazenamento manual de uma nota fiscal para posterior atualização, o campo ao lado do botão Armazenar conterá os números da série da nota, seguido de um ponto final, do número da nota fiscal com um traço, e o nome do fornecedor da nota fiscal.

Esses dados aparecem no campo destacado na imagem acima.

 

Quando uma nota fiscal estiver armazenada e for resgatada para atualização, as datas das parcelas dos pagamentos não serão alteradas, com exceção das parcelas com data de vencimento inferior à data atual do sistema. Neste caso, uma mensagem de alerta será exibida e as parcelas serão recalculadas em função da data de emissão da nota fiscal ou da data atual do sistema.

Se você carregar uma nota armazenada e clicar no botão Sair ou no botão Limpar, o sistema fará o seguinte questionamento:

Clicando em Não, o sistema verifica o direito Faturamento: Exclusão de Notas Armazenadas. Caso o funcionário possuir o direito, o sistema prosseguirá normalmente, caso contrário, a mensagem será exibida novamente. Se for clicado em Sim, o pedido será armazenado.

Para saber como funciona a dinâmica entre cargos e direitos no sistema Megasul, leia o artigo: Como funcionam os Cargos e Direitos?

Caso a nota for importada via XML e o parâmetro Armazenar com baixa de pedidos e antecipação financeira? estiver valorado como “Sim”o sistema irá gravar a nota como se fosse uma nota fiscal normal. Porém, existem algumas mudanças no comportamento do sistema neste caso. Veja quais são:

1 Não movimentará o estoque;

2 A transação terá o tipo 34;

3 Os títulos só serão gerados caso o parâmetro Armazenar com baixa de pedidos e antecipação financeira? estiver valorado como “Sim”;

4 O referido parâmetro também deverá estar valorado positivamente para que a quantidade faturada pelos pedidos seja atualizada.

Atenção:

Para configurar  o parâmetro Armazenar com baixa de pedidos e antecipação financeira?, no Retaguarda, acesse: Parâmetros > Parametrização. Então, selecione o grupo Filial e, no campo Item, escolha a filial para a qual a configuração será válida. Depois, na lista abaixo, encontre o parâmetro.

Se o pedido encontrado não possuir registro na tabela de movimentação de pedido, o sistema fará a alteração na identificação de 1.1234 – Distribuidor Gene… para (N)1.1234 – Distribuidor Gene…, por exemplo, na própria caixa de seleção da nota armazenada.

Ao selecionar uma nota armazenada, se o pedido encontrado não possuir registro na tabela de movimentação de pedido, o sistema vetará a operação e exibirá a mensagem: “Nota armazenada não pode ser carregada por esta tela somente pela tela Notas Armazenadas”.

Neste último caso, deve-se acessar a tela Notas Fiscais Armazenadas. Para isso, use as teclas de atalho Alt + F12 e digite o nome da tela:


A tela acima é responsável por listar os registros de notas fiscais armazenadas e ainda identifica-as com o texto da linha em azul quando se trata de uma nota armazenada pelo novo processo.

Selecionando uma nota nova e clicando no botão Processar Notas, o sistema seguirá alguns passos. Acompanhe a partir de agora:

1 Os dados do pedido serão gravados;
2 O tipo da transação será alteado para 19;
3 O estoque será movimentado;
4 Se a nota ainda não tiver gerados títulos, eles serão gerados;
5 Se os pedidos não estiverem faturados, irá faturar as quantidades;
6 O pedido referente ao armazenamento será apagado;
7 A tabela do gerenciador de notas fiscais armazenadas será atualizada.

Agora, se você selecionar uma nota antiga e apertar o botão Processar Notas, o sistema simplesmente irá realizar o processo do faturamento solicitando a carga do pedido e a gravação da nota automaticamente sem que abra nenhuma tela.

Para excluir uma nota fiscal armazenada basta utilizar novamente as teclas de atalho Alt + F12 e digitar Exclusão de Notas Armazenadas. A seguinte tela será aberta:

É só selecionar a nota desejada e clicar no botão Excluir Nota. A seguinte mensagem será exibida:

Clicando em Sim, a exclusão será confirmada.

Observação:

Só será possível excluir uma nota fiscal armazenada caso o funcionário possua o direito Faturamento: Exclusão de Notas Armazenadas.

Atualizado em janeiro 21, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: