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Como efetuar o backup do banco de dados?

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O backup do banco de dados é muito importante para garantir a segurança das informações gravadas no sistema em casos de problemas com o equipamentos da empresa. Com o utilitário Backupbase, vamos mostrar como estes dados podem ser salvos e armazenados de forma rápida, segura e automática através do sistema.

O que preciso saber antes de iniciar a configuração?

Antes de iniciar a configuração do seu backup, você precisa saber com qual banco de dados o sistema está configurado na sua empresa, veja quais podem ser:

Sql Server

Oracle

PostgreSQL

Para saber qual é o seu banco de dados, veja o artigo Como saber qual é o banco de dados utilizado?

Atenção!

No utilitário Backupbase, só é possível configurar o backup para os bancos de dados PostgreSQL e Sql Server. Se o seu banco de dados for Oracle, você deve procurar o seu fornecedor de banco para configuração.

Configuração das variáveis de ambiente para o SQL Server

Antes de configurar o backup é necessário também configurar as variáveis de ambiente. Para isso você deve seguir os seguintes passos:

1 Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu computador e depois clique na opção Propriedades.

2 Clique na opção Configurações avançadas do sistema.

3 Clique na opção Variáveis de Ambiente….


4 No quadro Variáveis do sistema, role a tela até encontrar a variável “Path”. Então, dê dois cliques sobre ela.


5 No campo Valor da variável, insira, na frente do conteúdo presente, o seguinte caminho: “C:\Program Files\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\”, conforme a imagem abaixo. Não apague o restante do conteúdo, apenas insira o caminho citado, então, pressione o botão OK.

6 Desta forma você visualizará o caminho inserido no quadro Variáveis do sistema. Então, pressione o botão OK.

9 Pressione o botão OK também na tela subsequente.

Pronto, o processo está concluído!

Vamos configurar o backup?

Primeiramente, devemos acessar o programa Backupbase, que se encontra na pasta  C:\Megasul\Utilitarios e executá-lo:

Em seguida, o aplicativo ficará disponível na bandeja de ícones do Windows:

Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do aplicativo e acesse a opção Configuração …

Guia geral

Nesta guia, vamos primeiramente informar o login e senha do banco de dados para iniciar a configuração de geração do backup:

Agora, você precisa clicar no botão Gerar Configuração:

Neste momento, o aplicativo pode retornar uma mensagem informando se desejamos substituir uma configuração previamente gerada, clique em Yes. Se não houver nenhum retorno de mensagem, o sistema criou pela primeira vez a configuração da guia backup.

O último passo nesta guia é configurar o destino do arquivo de backup, ou seja, onde ele será salvo no computador. O padrão adotado é a pasta  C:\Megasul\Backup, porém você pode escolher o local mais apropriado para manter a cópia de segurança.

Guia backup

Nesta guia, o campo Comando já estará preenchido com os comandos para a geração do backup, conforme o seu banco de dados e ela não deve ser alterada. Vamos configurar nessa guia o horário automático para geração do backup e também os dias da semana.

É importante configurar também para que o aplicativo Backupbase inicie com o sistema operacional e para que o arquivo de backup seja compactado na geração, para economizar espaço em disco.

Muito bem, agora basta você clicar no botão OK, para que o seu backup esteja configurado para gerar automaticamente.

No exemplo acima o nosso backup está configurado para gerar todos os dias da semana, sempre ao meio dia.

Se o seu banco de dados for Sql Server, o aplicativo irá exibir a mensagem abaixo, explicando que o diretório configurado para o backup deve existir no servidor do banco de dados, para casos em que o backup é configurado em uma estação que não seja o servidor, pois o arquivo sempre será gravado na estação servidora.

Gerar backup manual

Além do processo automático de backup, o aplicativo Backupbase também possui a possibilidade de gerar um backup de maneira manual em qualquer horário do dia.

Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do aplicativo e acesse a opção Fazer cópia de segurança imediatamente:

Neste momento, o sistema irá exibir a mensagem de confirmação abaixo, clique no botão Yes:

Pronto, o sistema irá efetuar o backup do banco de dados e retornará a mensagem de confirmação abaixo se o backup for completado corretamente.

Basta clicar no botão OK para encerrar o processo.

Caso o sistema retorne uma mensagem informando que houveram problemas na gravação do backup, recomendamos que você entre em contato com o nosso suporte para verificar a integridade do banco de dados.

Para conferir se o backup foi gerado corretamente, você pode acessar o caminho definido para o backup, no nosso caso a pasta  C:\Megasul\Backup e verificar se o arquivo está disponível.

O arquivo será gravado no seguinte formato: DDMMAAHHMMSS.zip, onde:

DD – dia

MM – mês

AA – ano

HH – hora

MM – minuto

SS – segundo

.zip – extensão do arquivo compactado

Importante!

Recomendamos que os arquivos de backups gerados sejam copiados para outros equipamentos e\ou mídias externas por segurança, para casos de problemas com o equipamento que armazena os backups!

Atualizado em setembro 25, 2023

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