Vale lembrar que para fazer a digitação da nota fiscal de entrada, você deve acessar, no Retaguarda: Estoque > Digitações > Digitação Nota Fiscal Entrada – NV. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo: Como fazer a digitação de uma Nota Fiscal de Entrada?
Complementando uma nota fiscal de entrada
Depois de fazer a digitação da nota pode ser necessário alterar o valor do ICMS. Para isso, utilize as teclas de atalho Alt + F12 e digite Complemento de Nota Fiscal:
Ao abrir esta tela, somente três campos estarão habilitados para edição: Nota Entrada, Série da Nota e Fornecedor. Você pode digitar os dados campo por campo ou, no hiperlink azul – Nota Entrada, clique para abrir a tela de consulta e seleção de notas de entrada:
Aqui você deve selecionar a nota desejada e depois clicar no botão Sair. Assim, o sistema retornará à tela de complemento e os demais campos serão automaticamente preenchidos conforme a nota escolhida.
Na sequência, o sistema checa se a nota está cadastrada e se existem produtos tributados nela. Caso não houver nenhum produto tributado, a seguinte mensagem será exibida:
Caso existirem produtos tributados, os três campos (Nota Entrada, Série da Nota e Fornecedor) serão desabilitados e os outros campos serão habilitados para preenchimento. Veja:
Depois de você preencher e validar estes campos, o sistema habilitará as opções da aba Ratear ICMS entre. O objetivo é esclarecer como funcionará o rateio do valor de ICMS: se ocorrerá entre Todos os itens tributados da nota ou por apenas alguns (Selecionar itens).
Se você clicar em Selecionar itens, o sistema automaticamente abre uma grid com os produtos que podem receber o valor (com todos os itens marcados). Os que não receberão devem ser desmarcados:
Depois de definir todos os itens que devem participar do rateio, clique no botão Gravar. O sistema verificará os itens marcados, para então ratear o valor de ICMS entre eles, de acordo com percentuais calculados (divisão do valor do item pela soma dos itens).