1. Início
  2. Compras
  3. Como fazer a digitação de uma nota fiscal de entrada de serviços?
  1. Início
  2. Fiscal
  3. Como fazer a digitação de uma nota fiscal de entrada de serviços?

Como fazer a digitação de uma nota fiscal de entrada de serviços?

Imprimir
Existe uma tela específica no Retaguarda para possibilitar a digitação de notas fiscais de entrada de serviços.

Para descobrir como fazer a digitação de uma nota de entrada comum, leia o artigo: Como fazer a digitação de uma Nota Fiscal de Entrada?

Pré-requisitos

Antes de iniciar uma digitação de nota de entrada de serviços é necessário fazer algumas configurações. Em primeiro lugar, acesse a tela Situação Tributária (faça isso apertando as teclas Alt + F12 e digitando o nome do formulário).

Então, pressione o botão Limpar para fazer um novo cadastro. No campo Descrição, descreva o tipo de operação para o qual essa situação será utilizada, exemplo: “Serviço”. Na sequência, selecione o Tipo “Serviço (S)” e, por fim, pressione o botão Gravar.


Observação:

Neste caso, as alíquotas podem ficar zeradas mesmo.

O próximo passo é acessar o cadastro de produtos (Cadastros > Produtos). Então, abra o cadastro dos itens  que correspondem por serviço e, no campo Situação Tributária – ICMS, informe a situação anteriormente cadastrada.

Configurações opcionais

Além dos pré-requisitos existem algumas configurações que você pode fazer para facilitar a sua vida na hora de realizar a digitação de uma nota fiscal de entrada de serviços. Uma possibilidade é adiantar o cálculo de impostos no momento final da digitação, na guia Pagamento.

Para isso acesse o cadastro de fornecedores (Cadastros > Fornecedores) e, com o fornecedor utilizado para a nota em questão carregado na tela, clique na guia Serviços. Então, basta especificar as alíquotas.

Além disso, você pode informar as alíquotas de ISS por município. Isto é feito na tela Município IBGE (para acessá-la aperte as teclas Alt + F12 e digite o nome do formulário).

Funcionamento da tela de nota de entrada de serviços

Esta tela também deve ser acessada através do pressionamento das teclas Alt + F12. Então, digite Nota Fiscal de Entrada – Serviços. Fazendo isso, você verá o formulário aberto na guia Consistência. Porém, indicamos que você inicie a digitação diretamente da guia Fornecedor.

Insira nesta guia os dados do fornecedor. No campo Comprador você pode incluir o código do funcionário que está realizando a compra do serviço, ou selecioná-lo por meio da seta.

O SPED necessita que a chave do arquivo seja armazenada na digitação de uma NF-e de entrada. Os primeiros 34 dígitos são calculados automaticamente com base nas informações da nota e os últimos 10 dígitos devem ser informados por você, que pode fazer isso através do campo Chave NF-e.

O dígito verificador é validado, mas a nota poderá ser gravada mesmo se for inválido. O primeiro campo da chave da NF-e é sempre calculado automaticamente, se for uma nota eletrônica de entrada, você digitará os 10 últimos dígitos no segundo campo da chave da NF-e. Se os dois campos estiverem preenchidos e resultarem em 44 dígitos, o valor da chave será gravada juntamente com a nota. Ao carregar uma nota de entrada para alteração, o campo da chave da nota fiscal eletrônica virá já preenchido com o valor gravado.

Observações:

• Quando a série da nota for eletrônica e não possuir a chave completa, será apresentada a mensagem: “Necessário lançar Chave da NFe completa (34 posições na chave e 10 posições no Dígito Verificador) para séries eletrônicas”.
• Ao preencher o campo Chave NF-e, se o dígito verificado estiver correto, é checado se a chave já existe no sistema. Se existir, o sistema exibe a seguinte mensagem, apagando o conteúdo do campo editável da chave:


• Ao receber uma nota fiscal avulsa (com série entre 890 a 899) o campo Chave NF-e ficará disponível para edição permitindo a digitação completa da chave da nota.

Guia Dados do Item

Depois, na guia Dados do Item, informe um produto que contenha situação tributária do tipo “Serviço”. Caso você não souber de cabeça o código do item em questão pode clicar sobre o hiperlink em azul, Código, para abrir a tela de consulta de produtos.

Veja a função dos outros campos da guia:

Ref. Forn Digite o código da referência do fornecedor desejado. O botão no campo serve para atualizar a referência. Caso ele for apertado sem que uma referência inicial tenha sido apresentada, o sistema emitirá esta mensagem:

Se houver uma referência digitada e for clicado no botão, esta tela será apresentada:
Caso digitado um número inválido no campo Nova Referencia do Fornecedor, será emitida esta mensagem:

Descrição Campo informativo, exibe a descrição do produto (serviço) informado.

Descrição detalhada do(s) serviço(s) Descreva exatamente o que será feito neste serviço.

Quantidade Informe a quantidade deste item (serviço) que será inserido na nota fiscal.

Preço Informe o preço unitário do produto (serviço) destacado na nota fiscal de entrada. O sistema sugerirá o preço da última compra do produto (serviço), mas você pode alterar este valor.

Valor Total Neste campo, o sistema calcula automaticamente o valor total bruto deste item (serviço) na nota fiscal.

Finalizando a nota de entrada de serviços

A próxima guia é a Dados Adicionais, onde você pode incluir observações relevantes à nota.


Por fim, você deve acessar a guia Pagamentos, que só estará disponível após a inserção do fornecedor na nota de serviços.


Caso as alíquotas tiverem sido informadas no cadastro de fornecedores ou na tela de municípios do IBGE, conforme destacado anteriormente, a guia de Pagamento terá as alíquotas preenchidas automaticamente. Ainda assim, será possível ajustar as alíquotas e os impostos manualmente, se necessário.

Finalizando a parte dos impostos você deve partir para os campos da aba Financeiro. Veja a função de cada um deles: 

1 Tipo de Conta: Selecione o tipo de conta em que esta nota fiscal de serviço será lançada.

2 Entrada: Exibe o valor da entrada efetuada no pagamento desta nota fiscal. Sofre alteração conforme a condição de pagamento selecionada. O campo é preenchido automaticamente pelo sistema, mas você pode alterá-lo conforme for conveniente.

3 Condição de Pagamento: Informe uma condição de pagamento previamente cadastrada para utilização na nota fiscal.

Certifique-se de que o módulo financeiro está habilitado, ou não será possível selecionar a condição de pagamento e o sistema emitirá a seguinte mensagem:

Atenção!

Para regularizar a situação do módulo, configure o parâmetro (em Parâmetros > Parametrização) do grupo Filial, Modulo Financeiro Ativo, como “Sim”.

Na tabela Parcelas são listados os vencimentos, valores, número da duplicata, tipo e descrição dos títulos gerados de acordo com a condição de pagamento informada:

Essas informações se tornam inalteráveis quando a condição de pagamento já foi informada. Mas, enquanto a condição não é informada, essa tabela permanece habilitada para digitação:

Veja abaixo que a tabela também mostra o prazo médio informado de acordo com a condição de pagamento selecionada:

Veja a função de cada botão que auxilia na inserção de novos registros:

 

 

 

Depois de terminar o preenchimento de todas as guias conforme descrito neste artigo, pressione o botão Gravar. O sistema pedirá por confirmação, basta apertar em Sim. Pronto, a sua nota fiscal de entrada de serviço foi lançada com sucesso!

Para começar uma nova nota pressione o botão Limpar.

Atualizado em março 1, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: