1. Início
  2. Self-Checkout
  3. Como cadastrar grupos de notificação no Self-Checkout?

Como cadastrar grupos de notificação no Self-Checkout?

Imprimir
Os grupos de notificação são extremamente úteis para você que usa o Self-Checkout. Eles permitem a fiscalização de compras, evitando que os clientes levem produtos por preços inferiores ou outros tipos de fraldes.

Para isso, são geradas mensagens no Monitor do Self, que você pode ver, ao contrário do cliente que está usando o Self-Checkout naquele momento.

Cadastro de grupos de notificação

Para fazer uso desta funcionalidade acesse o Retaguarda e abra a tela Cadastro de grupos de notificação (utilize as teclas de atalho Alt + F12 e digite o nome da tela):

Os grupos de produtos podem ser utilizados para enviar alertas ao supervisor quando determinado comportamento na compra ocorre. Tais alertas podem ser configurados para quando se atinge determinada quantidade ou quando se vende produtos acima de um valor estipulado. A quantidade é considerada com base na soma de qualquer produto que esteja no grupo.

Um exemplo de como esta ferramenta pode ser utilizada na prática é com a venda de vinhos. Existem diversas marcas e estilos de vinhos com preços que podem variar absurdamente. Vamos supor que o cliente esteja comprando um vinho que custe R$10 e outro com o preço R$300. As duas garrafas tem o mesmo peso.

Então, a partir do momento que ele passar dois produtos do mesmo grupo no Self, abrirá uma notificação no monitor do supervisor. Assim, ele pode checar e evitar que o cliente passe duas vezes o vinho mais barato e bote na sua sacola uma garrafa do vinho barato e outra do caro.

Quando cadastrar o grupo, você terá quatro opções de níveis: Baixo, Médio, Alto e Crítico. O alerta crítico bloqueia o registro de compra no Self, exigindo a aprovação do supervisor para continuar a operação. Os demais alertas são diferenciados em cores e sons de acordo com a criticidade.

Entenda os campos: 

1 Código: Este campo é informativo e não pode ser alterado. Trata-se do código utilizado pelo sistema para identificar o grupo em questão.

2 Descrição: Informe a descrição, ou seja, o “nome” do grupo que está cadastrando.

3 Quantidade de itens: Defina a quantidade de itens do grupo que deverão ser registrados no Self-Checkout para que o alerta cadastrado seja exibido. No sistema, o padrão adotado é: 1.

4 Valor mínimo Produto: Informe a partir de qual preço o sistema deve emitir o alerta. Este parâmetro é levado em consideração junto com a quantidade. Quando informado “0,00”, significa que apenas a quantidade será levada em consideração. Vale ressaltar “0,00” é o valor padrão deste campo.

5 Situação: Defina se o grupo estará ou não ativo para as notificações. Por padrão, eles ficam ativos.

6 Nível de alerta: Escolha o nível de alerta que este grupo vai emitir (com as opções já citadas: Baixo, Médio, Alto e Crítico). O padrão adotado é “Baixo”.

7 Mensagem: Digite a mensagem que será lida pelo supervisor quando o alerta for acionado.

Adicionando produtos ao grupo de notificação

Em seguida, adicione ao grupo os produtos que farão parte dele. Para fazer isto, clique no botão Novo. Então, o campo Código do produto será liberado para digitá-lo. Depois de identificar o produto, sua descrição é exibida ao lado do código reduzido, na lista.

Caso você não saiba o código, também pode utilizar o botão destacado abaixo para pesquisar o produto desejado:

Para continuar adicionando produtos é só repetir o mesmo processo. Para deletar algum produto da lista basta selecioná-lo e clicar no botão Excluir.

Caso haja vários produtos com a mesma característica que você deseje adicionar ao grupo de notificação, você pode inseri-los de uma vez só, utilizando o painel à direita. Basta selecionar a característica desejada e clicar no botão Inserir produtos destas características:

Para saber mais sobre a configuração de produtos do Self-Checkout leia o artigo: Como configurar produtos para serem vendidos no Self-Checkout?

Atualizado em novembro 30, 2021

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: