1. Início
  2. Caixa
  3. Como receber uma venda em cartão de crédito?
  1. Início
  2. Meios de Pagamento e Condições
  3. Como receber uma venda em cartão de crédito?

Como receber uma venda em cartão de crédito?

Imprimir

O pagamento das vendas realizadas no seu comércio será registrado na guia Total. Ali será exibida as informações para a finalização do Cupom Fiscal, como o Total do Cupom, Desconto sobre o Total, Condição de Pagamento, Finalizadora, etc.

Recebendo o pagamento em cartão de crédito

Na guia Total, você irá definir a forma de pagamento que será utilizada para a finalização da venda. A opção deve ser informada no campo Finalizadora, onde você precisa selecionar a opção Cartão de crédito, veja um exemplo na imagem abaixo:

Após selecionada a condição de pagamento Cartão de crédito , pressione Enter para continuar com o processo de finalização da venda.

Será exibida a tela para escolher a quantidade de parcelas em que a conta será paga.

Observação:

Caso o número máximo de parcelas configuradas na finalizadora for “1”, será aberta a tela para definir o número de parcelas de qualquer forma. Porém, se for configurado um valor mínimo para a parcela, este será levado em conta e o sistema não disponibilizará opções de parcelas com o custo menor que o valor mínimo.

Selecione uma das opções ou, se precisar parcelar em um número maior do que as opções indicadas na tela, clique em Informar outra quantidade de parcelas. Assim, será apresentada a seguinte tela:

Observação:

Para informar um número de parcelas maior do que o máximo configurado na finalizadora é necessário ter o direito TEFMAXPARCELAS. Para saber como funciona a dinâmica de cargos e direitos no sistema Megasul e como configurá-los clique aqui.

Depois que você determinar o número de parcelas será requisitado que o cartão seja inserido:

Peça para o cliente inserir o cartão. Então, a seguinte tela será exibida:

Solicite ao cliente para digitar a senha e confirmar. Desta forma, a seguinte tela aparecerá:

Observação:

Entre o momento que o sistema requisitar que o cliente insira o cartão e a retirada deste cartão o cliente tem 24 segundos para realizar o procedimento. Caso o cartão não tenha sido inserido, a senha corretamente digitada, e retirado o cartão em 25 segundos, o sistema vetará a operação e será requisitado novamente que o cliente insira o cartão.

Depois que o cliente retirar o cartão o sistema vai retornar à guia Total. Basta pressionar o botão Confirmar para finalizar a venda!

Vale destacar que, caso no meio da operação seja pressionado o botão Cancelar do Pin Pad, será exibida a seguinte tela:

Pressionando Sim o pagamento será cancelado. Se você apertar em Não a operação voltará do mesmo ponto em que parou.

Depois que sua venda com pagamento em cartão de crédito for concretizada, o Cupom Fiscal será impresso no ECF.

Pagamento

A opção de pagamento só ficará visível quando um cliente for informado na parte superior da tela do Caixa. Como padrão o sistema sugere a condição À vista.

Importante!

Nenhuma das informações alimentadas na guia Total será impressa no Cupom Fiscal até que seja pressionado o botão Confirmar, que dispara sua finalização no Emissor de Cupom Fiscal.

Sendo assim, podem ser feitas várias simulações de Finalizadoras e Condições de Pagamento, permitindo ao consumidor escolher a forma de pagamento que melhor se adequar as suas condições.

Importante!

A visualização dos campos vai depender da parametrização configurada do sistema, das informações alimentadas previamente pelo operador e das operações realizadas. Pode também, depender da senha do Supervisor para realizar a operação.

Cancelamento da venda

Ao realizar um cancelamento do cupom em que há transações realizadas com cartão, o sistema identifica automaticamente a necessidade de cancelar também a transação do cartão.

Os dados para cancelamento serão solicitados através do Servidor SiTef e o cancelamento será realizado, seguindo o cancelamento do cupom fiscal.

Note que o comprovante do cartão está sendo impresso em um documento do tipo “Comprovante de Crédito ou Débito”, imprescindível para realizar o estorno do comprovante (caso seja impresso em relatório gerencial não será possível realizar os cancelamentos).

Assim como em qualquer outro cancelamento, só será possível cancelar uma venda de cartão de crédito se esta for a última operação realizada no Caixa. Além disso, deve ser respeitado o limite de prazo definido pelo estado em que a empresa encontra-se.

Para realizar um cancelamento basta clicar na guia Processos > Canc. Cupom e pressionar o botão Confirmar.


Então, o sistema pedirá que você (ou o cliente) insira o cartão no Pin Pad.

Depois da leitura realizada, o sistema pedirá pela retirada do cartão.

A impressora emitirá três documentos distintos: “Estorno do comprovante de crédito ou débito”, “Cancelamento do cupom fiscal” e “Comprovante da transação de estorno do cartão”. Veja os modelos abaixo:

Atualizado em fevereiro 22, 2021

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: