1. Início
  2. Cadastros
  3. Como personalizar o cadastro de cliente?

Como personalizar o cadastro de cliente?

Imprimir

Você pode personalizar o cadastro de clientes, configurando alguns parâmetros no sistema. Essas personalizações serão úteis para adequar o sistema conforme a sua rotina ou mesmo conforme a sua necessidade para definir determinados padrões.

Veja quais são as personalizações que você pode configurar:

Código do cliente manual

Essa personalização irá definir se o código do cliente deverá ser preenchido de forma manual ou se será gerado automaticamente pelo sistema.

Cliente possui vínculo com convênio

Essa personalização irá definir se o  cliente poderá ser vinculado a convênios (empresas conveniadas). Exemplo: Os funcionários da prefeitura compram em sua empresa e os pagamentos serão efetuados diretamente pela Prefeitura, e esta fará o desconto individual dos funcionários diretamente na folha de pagamento.

 Cliente possui padrão de identificação

Essa personalização irá definir se ao cadastrar um novo cliente, será sugerido automaticamente pelo sistema,  como Pessoa Jurídica ou Pessoa física, masculino ou feminino.

 CPF obrigatório no cadastro de clientes

Essa personalização irá definir se ao cadastrar um novo cliente, será permitido CPF zerado/nulo.

 Permite CPF/CNPJ duplicado?

Essa personalização irá definir se ao cadastrar um novo cliente/fornecedor ou pessoa, será permitido mais de uma pessoa vinculada a CPF/CNPJ´s iguais.

Guia Dados Complementares e Análise de crédito

Estas guias podem ser ativadas ou desativadas no cadastro de clientes, através de Configuração de Plugins (Inf.Adic.do Cliente), dll a ser ativada no PARAM.

Limites de crédito

Estes parâmetros irão interferir no cálculo do limite de crédito dos clientes, durante a venda.

Código do cliente manual ou automático

O parâmetro está disponível em Grupo Básico > Numero de cliente manual.

Como irá funcionar?

Quando configurar o parâmetro com a opção Sim, permitirá que o código do cliente seja informado de forma manual, isso quer dizer, que a cada novo cliente cadastrado você deverá informar um novo código manualmente.

Quando configurar o parâmetro com a opção Nãopadrão do sistema, manterá a geração automática do código (sequencial) do cliente, conforme cada novo cadastro.

Cliente possui vínculo com convênio

O parâmetro está disponível em Grupo Básico > Capturar Convenio.

Como irá funcionar?

Quando configurar o parâmetro com a opção Sim, permitirá que o código do cliente seja vinculado a uma empresa conveniada. Se informado de forma manual, isso quer dizer, que o sistema permitirá vincular o cliente a um convênio. No cadastro de clientes o parâmetro marcado como ‘Sim’ ou ‘Manual’ tem o mesmo procedimento, que é permitir o vínculo do cliente a um convênio.

Quando configurar o parâmetro com a opção Nãopadrão do sistema, manterá o cadastro de clientes sem identificação ou vínculo a convênios, ou empresas conveniadas.

Cliente possui padrão de identificação

O parâmetro está disponível em Grupo Filial > Padrao pessoa juridica

Como irá funcionar?

Quando configurar o parâmetro com a opção Sim, permitirá que como sugestão no cadastro de um novo cliente, venha setado como padrão ‘Jur’, entendendo-se que o cliente a ser cadastrado trata-se de uma pessoa jurídica. Se utilizado opção ‘Não – Masculino‘, o sistema irá sugerir como padrão, no cadastro de clientes o sexo como ‘Masc’, e se utilizado opção ‘Não – Feminino‘, será sugerido sexo ‘Fem’ no cadastro de clientes.

Este parâmetro afeta também a identificação de CPF ou CNPJ, no cadastro de clientes.

CPF obrigatório no cadastro de cliente

O parâmetro está disponível em Grupo Filial > CPF obrigatório no cadastro de clientes

Como irá funcionar?

Quando configurar o parâmetro com a opção Sim (padrão), no cadastro de clientes será obrigatório a identificação de um CPF válido, para a conclusão do cadastro.

Quando selecionado Não – (padrão), sistema desconsidera obrigatoriedade da identificação de CPF no cadastro do cliente.

Permitir CPF ou CNPJ duplicado

O parâmetro está disponível em Grupo Filial > Permite CPF/CNPJ duplicado

Como irá funcionar?

Quando configurar o parâmetro com a opção Sim (padrão), no cadastro de endereços (que contempla cadastro de cliente, fornecedor, funcionário, filial), ao identificar uso de mesmo CPF/CNPJ para um novo endereço, o sistema continuará se comportando da forma atual, apresentando a mensagem: “Já existe um registro com CNPJ/CPF igual: XXXX. Usar este?”, permitindo duplicar o CPF/CNPJ informado.

Quando selecionado Não – o sistema apresentará a mensagem: “Já existe um registro com CNPJ/CPF igual”, mas bloqueará o cadastro de um novo endereço com este CPF/CNPJ, para que não duplique.

Dados Complementares e Análise de Crédito

No executável PARAM, acessar na guia Plugins a opção Inf. Adic. do Cliente (Informações adicionais do cliente), onde será configurada a opção CInfoCliente.DLL.

Como irá funcionar?

Quando a DLL estiver ativa, ao entrar no cadastro de clientes, irá habilitar as guias de Dados Complementares e Análise de Crédito. Quando a DLL não estiver ativa, as guias não vão estar disponíveis.

Controle de Limite de crédito

Os parâmetros estão disponíveis em Grupo Básico:

Como irá funcionar?

  • Limite de Crédito desconsidera Entrada: permite seleção SIM ou NÃO.

Sim – o sistema abaterá do Limite de crédito do cliente, o valor da entrada efetuada nas vendas a prazo pelo cliente.

Não – não irá abater as parcelas de entrada do Limite de Crédito do cliente.

  • Limite Mensal: permite seleção SIM ou NÃO.

Sim – indica que o tratamento de limite de credito será MENSAL. Ou seja, o sistema limita mensalmente o crédito dos clientes, consistindo o saldo mensal a cada compra efetuada pelo cliente, e na data definida deverá ser feito o faturamento mensal dos títulos.

Não – indica que o tratamento de limite de crédito será mediante saldo disponível no cadastro do cliente, não havendo o processo de faturamento mensal. O sistema considerará o limite mensal como sendo o total da venda efetuada, somando assim todas as parcelas de uma eventual venda a prazo

  • Limite Mensal Abate Vencidas: este parâmetro só será levado em consideração pelo sistema se o parâmetro Limite Mensal estiver marcado como Sim.

Sim – o sistema abaterá do Limite de crédito do cliente o valor das parcelas em aberto atrasadas.

Não – não irá abater as parcelas em aberto com atraso do Limite de Crédito do cliente.

Quando configurar o parâmetro com a opção Sim (padrão), no cadastro de clientes será obrigatório a identificação de um CPF válido, para a conclusão do cadastro.

Atualizado em agosto 22, 2019

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: