Para que esta funcionalidade esteja disponível você precisa primeiramente configurar o PARAM para tal. Veja como clicando aqui.
Na sequência, é necessário fazer um cadastro no site www.sintegraws.com.br e habilitar a consulta no Retaguarda. Para saber como clique aqui.
Utilizando a consulta de CNPJ
A consulta de CNPJ é utilizada na tela de cadastro de cliente através da tecla F11, disponível no Caixa.exe e Orcamento.exe.
Ao informar um CNPJ no campo CPF/CNPJ e sair do campo, se o CNPJ não estiver cadastrado no sistema, será feito o seguinte questionamento:
Ao clicar em Sim, será verificado se o usuário tem o direito Serviços Externos: Consultar CNPJ. Se não tiver, será solicitado o direito para a liberação do acesso à tela.
Caso você tiver o direito ou o supervisor autorizar a operação será aberta a tela de consulta de CNPJ, que já vem com o campo CNPJ preenchido com o valor informado na tela anterior. O campo Base para pesquisa será preenchido automaticamente se existir algum serviço configurado com Sufixo – Padrão como “Sim”.
É importante ressaltar que quando existirem diferentes serviços habilitados, ao abrir a tela de consulta de CNPJ, no campo Base para pesquisa, você poderá selecionar a opção desejada:
Na sequência, clique no botão Consultar. Se ocorrer algum erro, será emitido um alerta.
Exemplo: se o Token informado não tiver crédito será exibida a seguinte mensagem:
Caso não ocorrerem erros será exibida uma tela com informações referentes ao CNPJ pesquisado. Vale destacar que a consulta do CNPJ 06.990.590/0001-23 é gratuita, uma ótima oportunidade para testar esta função. Veja um exemplo de retorno via Receita Federal:
Agora veja um exemplo de retorno pelo Sintegra:
Na sequência vamos checar um retorno feito via Simples Nacional:
Por fim, confira um retorno através da Suframa:
Se você deseja utilizar os dados da pesquisa, clique em Utilizar Dados, assim os dados desta tela irão para a tela de cadastro.
Vale destacar que não é permitido realizar seguidas consultas do mesmo CNPJ. Caso você tentar fazer isso, o sistema barrará a operação e exibirá a seguinte mensagem: