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Como realizar uma venda com Cheque Presente no Caixa?

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O Cheque Presente, como o próprio nome indica, pode ser utilizado para presentear alguém, mas também pode ter como propósito servir de crédito para um cliente.

No Caixa, é efetuada a venda do cheque em qualquer valor desejado. O cliente pode usá-lo para presentear alguém que, por sua vez, quando for ao estabelecimento posteriormente com o Cheque Presente, poderá trocá-lo por produto(s) que tenha(m) um valor condizente.

Ou, simplesmente, o próprio cliente que adquiriu o cheque presente utiliza-o como crédito na sua loja. Inclusive, esta funcionalidade pode ser cadastrada com outro nome, não necessariamente cheque presente. 

Para vender produtos em troca de Cheque Presente é necessário primeiro cadastrar e parametrizar esta possibilidade. Para saber como leia o artigo: Como cadastrar e parametrizar um Cheque Presente?

Neste artigo vamos explicar como realizar uma venda no Caixa utilizando o cheque presente. Serão duas possibilidades: vendendo para alguém que foi presenteado ou vendendo para um cliente que está utilizando esta funcionalidade como crédito. 

Observação:

Vale destacar que no Caixa o cheque presente pode ser utilizado como crédito ou como presente. Já no Self-Checkout esta funcionalidade é exclusiva para utilização como presente. Para saber como realizar uma venda com cheque presente no Self clique aqui.

Realizando a venda para um presenteado

Quando a pessoa contemplada com o Cheque Presente comparecer na loja para escolher o presente, você deverá proceder da seguinte maneira no Caixa:

1 Efetue a venda normalmente:

Dica:

Para saber mais sobre a realização de vendas no Caixa, leia o artigo: Como realizar uma venda?


2 Selecione “Cheque Presente”, no campo Finalizadora

3 Após a seleção da finalizadora acima, vá para o próximo campo. Será aberta a tela abaixo para digitação do número correspondente ao Cheque Presente utilizado:

Depois, será validado o valor e o sistema exibirá uma mensagem indicando o código do Cheque Presente:

Se houver tentativa de efetuar o pagamento com um Cheque Presente inexistente ou já resgatado, o sistema impedirá a operação.

Agora, caso o cheque presente já estiver vencido, o sistema emitirá esta mensagem:

Cheque Presente não cobre o valor total da venda

Quando a pessoa presenteada com um Cheque Presente resolver levar um ou mais produtos que resultem em um valor maior do que o do presente, é possível encerrar-se a venda com outras finalizadoras.

Exemplificando a situação:

Tomando como base uma venda em que o valor total foi de R$0,64. Agora vamos supor que o Cheque Presente em questão cubra apenas R$0,32. O sistema apresentará as informações do cheque:

Ao clicar no botão OK, o sistema retorna à guia Total, aguardando a mudança do campo Valor da finalizadora Cheque Presente. Esse valor deve ser igual ou menor do que o disponível no cheque. Caso contrário, o sistema exibirá esta mensagem:

Neste caso da mensagem acima, o sistema novamente retornará à guia Total, esperando o Valor da finalizadora Cheque Presente ser adequado:

Confirme a operação e, depois disso, escolha outra finalizadora para cobrir o valor que falta para quitar a venda. Por exemplo, dinheiro:

Volte a clicar no botão Confirmar e pronto!

Realizando a venda para crédito

Para realizar uma venda, utilizando o cheque presente como meio de pagamento, existem duas possibilidades. Em uma, o parâmetro Finalizadora automática Cheque Presente está configurado como “Nenhum”. Na outra ele está configurado com o código e descrição da finalizadora cadastrada no Retaguarda para o cheque presente. Tudo isto é explicado no artigo de cadastramento e parametrização do cheque presente.

Cenário 1

No primeiro cenário, o parâmetro em questão está configurado como “Nenhum”. Neste caso, na guia Venda, insira o cliente que vai participar da operação. O sistema imediatamente avisará quanto este cliente tem de crédito no cheque pressente.

Ainda na guia Venda, insira normalmente o(s) produto(s) que o cliente irá comprar.

Depois, avance para a guia Total. O sistema avisará que existem cheques presentes em aberto para o cliente e questionará se você deseja utilizá-los.


Clique em Sim para abrir a tela de busca por cheques presentes.

Selecione o cheque desejado. Caso isto cubra toda a venda, basta pressionar o botão Confirmar para finalizar a operação.

Caso fique faltando algum valor para fechar a conta, basta selecionar outra finalizadora para pagar o restante.

Por fim, se o cheque presente tiver todo o seu saldo utilizado na operação, ele será encerrado. Caso sobre alguma coisa, o cheque presente continuará em aberto, com a quantia restante, e o cliente terá este crédito disponível para utilizar posteriormente na loja. Vale ressaltar que o sistema sempre calculará e avisará automaticamente quanto o cliente tem de crédito, sem que você precise fazer nada.

Cenário 2

Já no segundo cenário, o parâmetro Finalizadora automática Cheque Presente está configurado com o código e número da finalizadora cadastrada no Retaguarda para o cheque presente. Neste caso, na guia Venda, insira o cliente que vai participar da operação. O sistema imediatamente avisará quanto este cliente tem de crédito no cheque pressente e já questionará se você deseja usar o crédito na operação.


Pressione Sim para utilizar o cheque presente. Na sequência, insira normalmente o(s) produto(s) que o cliente irá comprar.

 

Depois, avance para a guia Total. Será exibida uma tela para você selecionar exatamente o valor que deve ser descontado do crédito do cliente.

Insira o valor e pressione o botão OK. Será exibida uma mensagem nos seguintes moldes:

Caso ainda assim faltar uma quantia para ser paga, selecione outra finalizadora e confirme para encerrar a venda.

Se o crédito selecionado for o suficiente, basta pressionar o botão Confirmar e pronto.

Caso você tenha selecionado uma quantidade maior de crédito do que o valor dos produtos vendidos, o restante permanecerá como crédito para o cliente.

Atualizado em janeiro 17, 2022

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