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Como realizar a troca de um produto?

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A guia Troca é parte importante do Caixa.exe. Ela permite que seu cliente devolva um produto pelo qual já pagou. Então, existem duas opções: a Venda à Vista e o Vale Troca.

Na primeira, o cliente adquire outro(s) produto(s) imediatamente, desde que tenha(m) o mesmo preço ou seja paga a diferença. Com o Vale Troca, este freguês ficará com um crédito no seu estabelecimento, que poderá ser utilizado por ele posteriormente.

Antes de mais nada, é necessário parametrizar o sistema para possibilitar esta funcionalidade. Para mais informações, leia o artigo: Como personalizar a troca de produtos?

Fazendo a troca de produto

Você precisa entrar no Caixa.exe e clicar na guia Processos > Troca. Veja:

Entenda o que significa cada campo: 

1 Vendedor: Informe o código do vendedor ou o sistema sugerirá um vendedor.

Atenção!

Se o parâmetro Vendedor Obrigatorio estiver configurado como “Sim”, o vendedor deverá ser informado. Caso contrário: o sistema irá apresentar a mensagem “Vendedor não informado”, e você não conseguirá realizar a troca. Este é um parâmetro do grupo Classe de Estação, no campo Item deve ser seleciona a estação para qual a configuração será válida,

2 Data de Emissão: Permite filtrar um determinado período de emissão do documento fiscal. Por padrão, o sistema sugere a data final como o dia da troca e a data inicial para 30 dias antes. Porém, você pode alterar estes dados.

3 Produto: Digite o código do produto que será devolvido. Este campo é obrigatório.

Observação:

O produto informado será listado logo abaixo. Caso este produto tiver lote, o parâmetro Caixa: Exibir Lote do Produto influenciará no modo como este produto será exibido. Se este parâmetro for valorado como “Descrição” (padrão), o lote será exibido dentro do campo Descrição, ao lado do nome do produto. Se o parâmetro estiver valorado como “Coluna”, será habilitado outro campo na listagem chamado Lote. Agora, caso este parâmetro estiver valorado como “Não”, o lote nunca aparecerá na listagem.

Para realizar esta configuração, no Retaguarda, acesse Parâmetros > Parametrização. Então, selecione o grupo Filial e, no Item, escolha a filial para a qual esta configuração será válida. Depois, procure pelo parâmetro em questão e valore-o conforme desejado.

4 Tipo Doc.: Informe se está sendo efetuada a troca de mercadorias de CF (Cupom Fiscal), NFC-e ou CF-e SAT.

5 Qtd.: Por padrão, o sistema exibe a quantidade 1. Mas você pode alterar o montante.

Adendo!

Você também pode alterar a quantidade através da guia do produto. Para isso, digite a quantidade desejada e depois aperte asterisco. Então, informe o código do produto na mesma guia.

6 UM: Exibe a unidade de medida correspondente ao produto. Este campo é apenas informativo, não é editável.

7 ECF: Digite o número da ECF. Este campo é obrigatório.

8 COO: Informe o Contador de Ordem de Operação (COO). Este também é um campo obrigatório. Caso o COO não for localizado, o sistema exibirá esta mensagem:

Agora, caso o cupom for localizado, contudo o produto informado não constar no cupom, esta mensagem será exibida:

Já se a quantidade informada for maior do que a quantidade constante no cupom, será exibida uma mensagem no seguinte modelo:

Se alguma dessas validações não obtiver retorno positivo, o produto não será adicionado à listagem, assim como o campo Saldo não será atualizado

Você também a opção de preencher o campo COO com “%”, para que sejam exibidos, na tabela abaixo, os detalhes de cada cupom com o respectivo produto informado:

 

9  Convênio: Caso o cliente tenha um convênio, informe-o.

10 Cliente: Informe o cliente, campo obrigatório.

11 Saldo: Este campo é informativo, não editável. Mostra os valores totais recolhidos na listagem depois de somados.

Quando você terminar de preencher todos os campos, ou pelo menos os obrigatórios, você terá a opção de clicar em duas teclas. Venda à Vista ou Vale Troca.

Venda à Vista: 

Clicando aqui você será redirecionado para a guia Venda. Na parte superior da tela do Caixa, o cliente informado na guia Troca já será exibido, assim como o vendedor selecionado (continua possível a substituição do vendedor). Veja:

Ao finalizar o preenchimento destes campos, serão lançados os produtos que o cliente receberá desta vez:

Na tela a seguir, na guia Total, estará lançado o valor do(s) produto(s) devolvido(s) na guia Troca e descontado o valor do Troco:

Caso a finalizadora da troca permitir troco, o sistema prosseguirá normalmente. Caso contrário, exibirá mensagem questionando se deseja diminuir o saldo. Se afirmativo, diminuirá o saldo para o valor da venda e prosseguirá com a funcionalidade. Se você clicar em não, cancelará a totalização e permanecerá na guia Total.

Vale Troca:

Na prática, o que o Vale Troca faz é: dar um crédito para o cliente, que utilizará-lo posteriormente.

Se você escolher esta opção, o sistema  irá proceder com a funcionalidade de Cheque Presente. Serão verificadas as finalizadoras Cheque Presente, Emitente de Ticket para Cheque Presente, além do parâmetro Imprimir obs. de entrega, que deverá estar com o valor “Sim”. Caso tudo estiver certo, será lançado o cliente da troca na venda, verificando juntamente o parâmetro Gerar codigo do cheque presente automático.

Porém, se alguma destas verificações estiver errada, será exibida a mensagem: “Sistema não está devidamente configurado para emissão de Cheque Presente”, cancelando o processo de confirmação. Você, então, será novamente encaminhado à guia Troca, mantendo os dados digitados.

O Cheque Presente também pode ser utilizado como troco na troca. Para isso, basta ir em: Cadastros > Finalizadoras. Então, clicar na aba Cadastro e, no campo Finalizadora Para Troco, selecionar “cheque presente”. Veja na imagem abaixo:

Desta forma, quando a troca for feita, caso o cliente ainda tenha crédito sobrando, o troco será gerado em Cheque Presente. Nesta hora, a próxima ação do sistema depende de como o parâmetro de Classe de Estação, Gerar codigo do cheque presente automático, estiver configurado.

Caso esteja configurado como “Não”, o sistema deverá solicitar o número do Cheque Presente ao usuário e depois emitir automaticamente o Cheque Presente. Agora, caso estiver configurado como “Sim”, o operador do caixa não precisará fazer mais nada e o Cheque Presente com o valor do saldo do cliente será automaticamente impresso.

Caso haja algum erro na impressão automática, o sistema emitirá a seguinte mensagem: “UME-0368: Não foi possível gerar o Cheque Presente automaticamente. Motivo: ‘XXX’. É necessário fornecer o troco no valor de ‘R$XX,XX’ manualmente.”

Neste último caso, a emissão do Cheque Presente deverá ser feita de forma manual.

Atualizado em novembro 26, 2021

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