1. Início
  2. Estoque
  3. Saldo e Movimentação
  4. Como realizar a movimentação de um produto no estoque manualmente?
  1. Início
  2. Estoque
  3. Como realizar a movimentação de um produto no estoque manualmente?

Como realizar a movimentação de um produto no estoque manualmente?

Imprimir
A  movimentação manual de estoque é utilizada quando houver entradas ou saídas de mercadorias que não gerem alterações financeiras ou fiscais. Existem diversas situações em que isto pode acontecer: quando um produto é danificado e não pode mais ser vendido, ou em caso de doações, até mesmo quando a empresa decide dar brindes para clientes e fornecedores.

IMPORTANTE

Este recurso pode ser limitado pelos Direitos do Operador, dependendo de como você escolher o configurar.

Tela de Capa

O caminho para acessar esta funcionalidade é: Estoque > Digitações > Movimentação Manual de Estoque.

Entenda os campos da Capa:

1 Tipo: Digite ou selecione o código do tipo de transação já cadastrada no sistema.

2 Documento: Digite uma identificação para esta movimentação, você pode usar números e letras.

3 Custo Rateável: O valor aqui informado será rateado entre todos os itens lançados na tela Digitação. O valor do custo informado deve ser líquido, pois sobre ele não será destacado nenhum imposto (ICMS, PIS, COFINS, IPI, Substituição Tributária).

4 Retroativo: Quando habilitado, define que a movimentação em lançamento será retroativa, habilitando o campo Lançamento.

5 Lançamento: Com este campo é possível fazer uma correção do Custo Médio Contábil, pois será executado um recálculo deste valor de acordo com a data informada.

Tela de Digitação

Depois de preencher todos estes campos, você irá para a tela Digitação:

Entenda os campos da Digitação:

1 Tipos de Movimentação: Escolha entre as opções – Entrada; Saída; Transferência; Outro código.

2 Fixo: Se for habilitada, esta opção faz com que os campos Tipo de Movimentação e/ou Localização Entrada e Localização Saída tornem-se padrão. Assim, na próxima movimentação estes campos não serão limpos.

3 Localização Entrada: Informe a localização de estoque onde será efetuada a entrada da mercadoria.

4 Localização Saída: Identifique a localização de estoque onde será efetuada a saída do produto.

5 Código de Barras: Informe o código de barras do produto. O sistema irá verificar se o código de barras está cadastrado. Se a quantidade lançada for maior do que um, deve-se informar a quantidade. Em seguida informe o código de barras do produto neste mesmo campo. Observe as considerações do parâmetro “Aplicar Bloqueio Compra/Venda movimentação manual?”.

6 Código Reduzido: Informe o código reduzido do produto. Campo obrigatório. Está disponível neste campo o hiperlink para acesso à tela de pesquisa e seleção de produtos. Informando o código reduzido, os demais campos referentes ao produto serão preenchidos automaticamente. Observe as considerações do parâmetro Aplicar Bloqueio Compra/Venda movimentação manual?.

7 UM: Este campo já vem preenchido com a unidade de medida cadastrada no produto. É possível informar outra unidade de medida conforme as conversões cadastradas no Cadastro de Produtos. Este campo é obrigatório.

8 Qtde.: Informe a quantidade do produto que deseja movimentar. Campo obrigatório.

9 Preço: O sistema já traz o preço vigente do produto, mas você pode modificá-lo.

10 Fator UM: Destinado a indicar o fator de unidade de medida. Alterado para permitir digitar unidade de medida do produto, do cadastro de fator de unidade de medida do produto ou do cadastro de fator de unidade de medida.

11 Lote: Se o produto tiver um lote, informe-o. Caso o lote possua cor e tamanho, e exista mais de um para o produto, então selecione o lote primeiro e depois carregue a cor/tamanho.

12 Qtde. Atual: Neste campo, o sistema exibe a quantidade atual do produto em estoque, retornando a quantidade existente na filial e dentro da localização selecionada.

13 Cor: Informe a cor do produto, caso ele possuir lotes de cor.

14 Tamanho: Também só é utilizado caso o produto possuir lotes de tamanho.

15 Vencimento: Novamente, a informação só deve ser dada caso o produto possuir lotes perecíveis.

Tela de Grade

Para gravar atualização na guia Grade, pressione o botão: . Nesta guia, você poderá ver todas as movimentações realizadas no estoque pela sua operação, conforme a imagem abaixo:

Observação:

Na parte inferior da tela, no campo Qtd. Total, é exibida a soma das quantidades de todos os itens lançados na grade. Já no campo Vlr. Total é exibida a soma de todos os preços (multiplicados pelas respectivas quantidades de cada item) de todos os produtos lançados na grade.

Ao apertar o botão Gravar, será exibida a mensagem abaixo:


IMPORTANTE!

O sistema só permitirá a possibilidade de concluir o processo caso pelo menos um produto tenha sido lançado na guia Grade. Na verdade a movimentação de estoque acontece por meio desta guia, se você mexer nas primeiras duas guais e não incluir os itens nesta, a movimentação não será feita. Portanto, se você clicar em Gravar sem ter adicionado ao menos um item aqui, o sistema abortará a ação e exibirá a seguinte mensagem:

Clicando em Sim, os dados serão gravados. Caso você aperte o Não, os dados não serão perdidos, você apenas retornará à guia Capa para adicionar mais dados. Agora, caso clique em Limpar, aparecerá a seguinte mensagem:

Se você clicar em Sim, desta vez realmente perderá os dados. Clicando em Não, o sistema apenas aguardará por seus próximos passos.

Clicando no Sair, caso houver alguma alteração não salva, o sistema exibirá a mensagem abaixo:

Caso você clicar em Sim, a operação é encerrada e os dados salvos no sistema. Clicando em Não, os dados são descartados e a operação finalizada. O botão Cancelar mantém a operação em aberto.

 

Atualizado em abril 12, 2021

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: