Caso a ECF não estiver ligada ou não for encontrada, o sistema apresentará uma mensagem indicativa:
Na sequencia, o sistema informa que não é possível iniciar o aplicativo Caixa e mostra a tela Menu Fiscal, onde é possível efetuar algumas operações.
Verificando a ECF
Primeiramente, verifique se a impressora fiscal está ligada e se há algum indicativo de problemas na impressora.
Na ECF Bematech MP-4200 TH FI, por exemplo, o LED INFO é usado para indicar a condição de funcionamento da impressora, bem como uma condição de erro. Este LED permite até três cores diferentes (verde, amarelo e vermelho).
Verificando o sistema
Caso a impressora fiscal estiver ligada, sem indicativo de erro e, mesmo assim, não for possível abrir o sistema, será necessário verificar se a impressora é reconhecida pelo sistema.
Para isso, abra os Parâmetros da Estação, no PARAM.exe, localizado por padrão na pasta de instalação do SPDV – Frente de Caixa – (C:\Megasul\Caixa\), guia ECF e clique no botão Infos sobre o ECF.
Se a impressora não estiver comunicando com o sistema, a seguinte mensagem será exibida:
Como corrigir a comunicação entre o sistema e a ECF?
Ainda no Param, clique na guia Plugins e selecione o tipo Impr. Cupom. Selecione as opções que você usa nos campos Marca e Modelo e pressione o botão Configurar Dispositivo….
Clique no botão Configurar dispositivo e verifique como a guia Configuração está configurada na Comunicação. Cheque as informações encontradas no Painel de Controle do Windows e altere as configurações no plugin da Impr. Cupom.