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Como gerenciar as movimentações bancárias pelo Retaguarda?

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A tela Contas Bancárias auxilia no gerenciamento e registro de todas as informações relativas à movimentação bancária da sua empresa (como depósitos, retiradas, cheques devolvidos e etc). Desta forma o Retaguarda disponibiliza condições para uma conciliação bancária detalhada e objetiva.

Para ter acesso a todas as funcionalidades possibilitadas por esta tela você precisa ter liberado alguns direitos. Veja a lista completa abaixo:

  • Contas: Contas Bancarias;
  • FIEDITAR_PROXIMOCH;
  • Financeiro: Cad. Contas Bancarias;
  • Financeiro: Contas Bancarias.

Para entender melhor a dinâmica entre cargos e direitos no sistema Megasul, e como configurá-los, leia o artigo: Como funcionam os Cargos e Direitos?

Campos da parte superior da tela

Para ter acesso à tela de contas bancárias, utilize o seguinte caminho: Financeiro > Caixa e Bancos > Contas Bancárias.


Veja a função de cada campo da parte superior da tela:

1 Banco: Informe o código do banco.

2 Agência: Digite o código da agência bancária.

3 Comentário: Por meio da seta, selecione um comentário sobre a conta para sua posterior identificação. Exemplo: o nome do banco. Se você possuir mais de uma conta corrente em um mesmo banco, aconselha-se incluir no comentário também o número da conta. Quando você entrar nesta tela pode selecionar o banco diretamente neste campo, o sistema automaticamente irá preencher os campos anteriores com os dados deste banco.

4 Próximo Cheque: O sistema exibe o número do próximo cheque disponível desta conta corrente. Se você quiser editar este campo, precisa ter liberado o direito FIEDITAR_PROXIMOCH (um dos direitos listados como pré-requisitos, acima).

5 Conta inativa: Selecione esta opção caso se tratar de uma conta inativa.

6 Saldo Atual: O sistema apresenta o saldo atual desta conta corrente. Este campo só será atualizado após você pressionar o botão Efetuar.

Guia Cheques

Após o preenchimento dos campos da parte superior da tela, no grid da guia Cheques estarão todos os cheques emitidos ainda não compensados. Assim, quando o cheque for compensado, o saldo será atualizado e ele desaparecerá dali.

Confira a função de cada campo da guia Cheques, que são informados automaticamente pelo sistema:

1 Número: Mostra o número do cheque emitido.
2 Valor: Exibe o valor do cheque.
3 Data de depósito: Informa a data do depósito do cheque emitido.
4 Data de saída: Demonstra a data de saída do cheque em questão.
5 Nome: Mostra o nome do emitente do cheque.
6 Saldo: Informa o saldo previsto.

Guia Lançamentos

Por fim, na guia Lançamentos você pode efetuar movimentações na conta corrente.

Veja a função de cada um dos campos da parte superior da guia Lançamentos:

1 Extrato: Informe o número do extrato que será vinculado a esta movimentação para facilitar na sua identificação. Este campo é opcional.

2 Data: Digite a data de movimentação da conta corrente.

3 Tipo: Selecione, por meio da seta, o tipo contábil desta movimentação. Os tipos podem ser cadastrados no cadastro de Tipos de Transação (Parâmetros > Tabelas Genéricas > Tipos de Transação), como “Contábil (22)”. Este campo é de preenchimento opcional.

4 Novo Saldo: Este campo informa automaticamente o novo saldo da conta corrente com o lançamento de cada movimentação, porém sem alterar o saldo atual, o que permite que este movimento possa ainda ser cancelado, se necessário.

5 Tipo de Lançamento: Utilize a seta para informar o tipo de operação deste lançamento. Pode ser uma despesa, receita, saque, depósito em espécie (dinheiro), depósito em cheques, cheque devolvido (exibindo tela de consulta e seleção de cheques com status de depositados), repasse de cartão, compensação de cheque, transferência entre contas, pagamento de títulos e recebimento de títulos. Dependendo da opção selecionada neste campo, o sistema abrirá outro campo ao lado, que especificará este tipo de lançamento.

6 Comentário: Escreva aqui, se desejar, um comentário que poderá facilitar a localização desta movimentação.

7 Valor: Informe o valor da operação.

Se você tentar inserir, alterar ou excluir um lançamento cujo banco/agência/conta bancária esteja inativo, (se estiver marcado como inativo no cadastro de contas bancárias) o sistema vetará a operação e emitirá a seguinte mensagem:

Os campos do grid na guia Lançamentos são preenchidos automaticamente pelo sistema.

Veja o que significa cada um destes campos: 

1 Tipo: Exibe o tipo de lançamento efetuado.
2 Crédito: Informa a conta que receberá o crédito deste lançamento.
3 Débito: Mostra a conta de débito deste lançamento.
4 Valor: Apresenta o valor deste lançamento. O texto ficará marcado em vermelho e com sinal negativo (Ex.: -R$ 50,00) quando se tratar de um lançamento de saída financeira da conta bancária.
5 Cheques: Informa os números dos cheques movimentados no lançamento.
6 Filial: Exibe a filial relacionada à operação.

Demais informações

Depois de terminar o preenchimento dos campos pressione o botão Efetuar. Desta forma a movimentação e o saldo atual da conta corrente serão atualizados no sistema. É possível efetuar as movimentações uma a uma ou digitá-las uma só vez. Fica ao seu critério de trabalho.

No grid da guia Lançamento é simples excluir os movimentos, caso necessário. Basta selecionar a movimentação em questão e apertar as teclas CTRL + Delete. O sistema fará o seguinte questionamento:

Clicando em Sim a exclusão será realizada.

A tela de contas bancárias ainda disponibiliza o botão Cadastro de Contas Bancárias. Pressionando-o, o sistema exibirá a tela onde você poderá lançar as informações relativas às contas:

Existem vários lançamentos relevantes que podem ser feitos pela tela Contas Bancárias. Para saber mais sobre cada um deles leia os artigos abaixo:

Atualizado em fevereiro 17, 2022

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