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Como fazer uma leitura de retorno de remessa?

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Depois que você enviar uma remessa para o banco, o próprio banco envia um retorno para a sua empresa, confirmando o recebimento do arquivo de remessa e/ou avisando sobre o recebimento de títulos. Para que seja possível ler este arquivo, o Retaguarda disponibiliza a tela de leitura de retorno.

Depois que você utilizar esta tela e gravar a operação, a atualização do sistema será realizada, os títulos serão baixados e os valores repassados pelo banco irão ser creditados na conta corrente especificada. Quando se tratar de um retorno de recebimento do arquivo de remessa enviado pela empresa, o sistema atualizará o campo Nosso Número (número gerado pelo banco) presente nos títulos.

Para entender o processo de geração de remessa, leia o artigo: Como fazer uma geração de remessa?

Fazendo a leitura do retorno de remessa

Para abrir a tela de retorno, aperte as teclas Alt + F12 e digite: Retorno Remessa.

Veja a função de cada campo da tela:

1 Banco/Agência/Conta: Utilize a seta para selecionar a conta do banco que está enviando o arquivo de retorno.

Considerar como data de baixa Selecionando uma das opções abaixo você determinará a data do lançamento financeiro (pagamento) dos títulos que estão no retorno bancário.
Do arquivo: Selecionando esta opção, o sistema considera a data estipulada no arquivo.
Da data: Marcando esta opção, o sistema considera a data definida manualmente. O sistema sugere a última data definida.

3 Finalizadora: O sistema exibe a conta em que será lançada a taxa de manutenção dos títulos que estão no retorno bancário.

4 Local do Arquivo: Informe o local onde está gravado o arquivo de retorno do banco. Caso não souber o caminho, você pode clicar no botão com a pasta. Será exibida a seguinte tela:

Nela você deve navegar pelos diretórios do computador até encontrar o arquivo desejado. Depois, selecione-o e pressione o botão Abrir.

4 Conta de despesas com cobrança bancáriaSelecione a conta na qual as despesas com cobrança bancária devem ser lançadas.

Ao mandar para o banco um título no valor de R$100,00, o banco cobrará R$5,00 de taxa. Deste modo, o arquivo de retorno do banco trará o recebimento deste título no valor de R$100,00, mas a importação do arquivo de retorno apenas lançará na sua conta R$95,00. Os outros R$5,00 do total serão lançados diretamente na Conta de Despesa, informada neste campo.

Caso o módulo de contas estiver ativo, o sistema emitirá a mensagem abaixo, solicitando que você utilize outro formulário (que é visualmente igual à tela mostrada neste artigo):

Ao terminar de preencher todos os campos clique no botão Gravar para finalizar a operação.

Observação:

Caso a cobrança seja do tipo Simples (sem envio de arquivo ao banco, ou seja: a empresa imprime e envia os boletos aos clientes, restando ao banco somente efetuar a cobrança), o banco identificará os títulos através do Número do Documento impresso no boleto e será este o número que virá no arquivo de retorno.

Na recepção do arquivo de retorno do banco, o sistema fará uma checagem para identificar se todos os registros estão coerentes. Portanto, se em meio aos demais títulos deste arquivo houver um título já pago na própria empresa, o sistema alertará você sobre o ocorrido.

Neste caso, ao efetuar um recebimento de um título que foi enviado ao banco, envie um novo arquivo de remessa ao banco com este título. Apontando nas ocorrências o código que indica o recebimento deste título na empresa. Assim o banco anulará o recebimento dele e retornará um arquivo indicando este processo.

Atualizado em fevereiro 21, 2022

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