Fazendo um pedido de compra
Para abrir a tela de pedido, no Retaguarda, acesse: Compras > Pedido de Compra-NV.
Entenda os campos da parte superior da tela:
1 Pedido: Caso você deseje iniciar um pedido novo, não mexa neste campo, o sistema gerará automaticamente um número para o seu pedido. Caso queira carregar um pedido já existente, basta informar seu número aqui. Se não souber o número do pedido, acesse o hiperlink disponível (clicando no próprio campo Pedido) e acesse a tela de consulta e seleção de pedidos em aberto.
2 Operação Fiscal: Selecione a CFOP desta futura nota fiscal (que já deverá estar cadastrada e configurada no sistema). O sistema sugere o código “Genérico de Compras”, que será substituído automaticamente conforme a nota for preenchida, adotando as características dos itens informados.
3 Localização: Permite selecionar a localização padrão do estoque. O sistema automaticamente sugere a localização de acordo com as regras abaixo:
• Se o CFOP lançado possuir em seu cadastro o campo Localização Padrão com algum valor definido, automaticamente a localização será sugerida com base no valor do cadastro;
• Se o campo do cadastro de CFOP não possuir valor, a localização será sugerida com base no valor configurado no parâmetro Localização padrão (grupo Classe de Estação);
• Se o parâmetro citado estiver configurado com valor “Nenhum”, o sistema considerará a localização como (código) “1″.
4 Data de Entrega: Informe a data de entrega deste pedido.
5 Orçamento: Se você marcar esta opção, o pedido se tornará um orçamento.
6 Grade por Filial: Esta opção será explicada ainda neste artigo. Para ir direto para o tópico referente à grade por filial clique aqui.
Guia Fornecedor
A guia Fornecedor serve para informar os dados do fornecedor emitente da futura nota fiscal.
Entenda os campos:
1 Código: Informe o código do fornecedor emitente da futura nota fiscal. É possível selecioná-lo através do hiperlink disponível (clicando no próprio campo Código), que dá acesso à tela de consulta e seleção de pessoas. Caso o fornecedor informado tiver o mesmo CNPJ da filial será emitida a seguinte mensagem:
O sistema verifica a CFOP e o tipo de destinatário. Se identificar o tipo Filial, o
sistema carrega apenas filiais na tela de pesquisa, trazendo somente as filiais cuja
raiz do CNPJ seja igual à da filial logada.
2 CNPJ/CPF: Digite o número do CNPJ ou CPF do fornecedor informado. O sistema também verificará se o código digitado pertence a uma filial. Se pertencer, o sistema verifica se a raiz do CNPJ desta filial confere com a raiz do CNPJ da filial logada. Se a raiz for diferente, será emitida a mensagem: “Filial informada pertence a outra empresa”.
3 Razão Social: Informe a Razão Social cadastrada do fornecedor informado.
4 IE: Digite a Inscrição Estadual do fornecedor cadastrado.
5 Endereço: Informe o endereço do fornecedor cadastrado.
6 Complemento: Comunique o complemento de endereço do fornecedor informado.
7 Bairro: Informe o bairro do fornecedor.
8 CEP: Digite o CEP do fornecedor informado.
9 Cidade: Comunique a cidade cadastrada do fornecedor.
10 UF: Informe a unidade federativa (estado) do fornecedor.
11 Telefone: Digite o telefone do fornecedor.
12 Fax: Informe o fax do fornecedor.
13 Comprador: Selecione, na seta ao lado, ou informe o código do funcionário que efetuou a compra.
Guia Itens
Na guia Itens acontece o lançamento, de forma rápida, dos produtos do pedido de compra. O lançamento detalhado ocorre na guia Dados do Item.
No campo Código/Barras/Quantidade*, se a quantidade lançada for maior de um, primeiramente você deve informar neste campo a quantidade do produto, seguida de <*>. Em seguida, neste mesmo campo, informe o código reduzido ou o código de barras do produto. Observe que na grid de produtos, logo abaixo, serão exibidos os dados do produto informado.
Quando for inserido Código/Barras/Quantidade referente a um fornecedor não marcado como indústria, será exibida a seguinte mensagem:
Se apertar o botão OK, você assinalará que sabe que esta mensagem se refere apenas ao produto informado no momento. Se clicar no botão OK Todos, esta mensagem não será mais emitida, e você deverá ter a ciência de que, a partir de então, não será avisado em caso de inserção de novos produtos vinculados a fornecedores não marcados como indústria.
Veja os campos da grid de produtos:
1 Item: É um contador sequencial incrementado a cada novo item incluído, se houver a exclusão de algum item, o sistema automaticamente recalcula a sequência dos itens já informados.
2 Barras: É informado o código do produto, podendo ser o código de barras ou o código reduzido.
3 Ref. Forn.: Apresenta a referência do fornecedor. Caso tenha sido cadastrado o código de referência do fornecedor na guia Fornecedores do cadastro de produtos, este código também poderá ser informado neste campo.
4 Descrição: Informa a descrição do produto.
5 Qtd.: Mostra a quantidade do produto. Se você digitar uma quantidade fracionada (exemplo: 2,3) para um produto vendido em unidade (número inteiro), o sistema emitirá a seguinte mensagem:
6 UM: Apresenta a unidade de medida do produto. Se ela não for informada, o sistema emitirá a mensagem abaixo:
7 Preço: Informa o preço que o produto teve na última compra. Este campo está aberto para edição.
8 %Desc: Neste campo você pode informar o desconto em percentual.
9 Desconto: Aqui você pode informar o desconto em real.
10 Valor: É informado o valor total deste produto (preço vezes quantidade menos desconto).
11 Al IPI: Caso o produto possuir a tributação, este campo mostra a sua respectiva alíquota de IPI.
Veja para que servem os botões disponíveis na guia Itens:
Botão Sugestão
Além disso, nesta guia Itens encontra-se o botão Sugestão. Pressionando este botão, será aberta uma tela com produtos sugeridos para compra. O sistema lista as mercadorias que estão com o estoque abaixo do ideal, seguindo o cadastro de produtos. Ou seja, lista os produtos que teoricamente precisam ser imediatamente repostos.
Entenda os campos da tela de sugestão:
1 Produto: Informa o código reduzido do produto.
2 Descrição: Mostra a descrição do produto.
3 Bloqueado p/ Fornecedor: Este campo poderá ser marcado/desmarcado para identificar que este produto está bloqueado para compra do fornecedor informado no início do pedido. Este campo poderá ser marcado/desmarcado mediante o direito Compras: Bloquear produtos por fornecedor, para saber mais sobre o funcionamento dos direitos no sistema Megasul, leia o artigo: Como funcionam os Cargos e Direitos?
4 UV: Exibe a unidade de medida de venda cadastrada para este produto.
5 Estoque UV: Informa a quantidade atual de estoque deste produto, cujo campo Habilitado na tela Localizações do Estoque (para abri-la, aperte as teclas Alt + F12 e digite o nome da tela) esteja marcado como “S”.
6 Estoq Indisp. UV: Mostra o estoque total acumulado deste produto em todas as localizações de estoque, cujo campo Habilitado esteja marcado como “N”.
7 Reservado UV: Informa a quantidade reservada deste produto. Ou seja: somente aquelas que estão em pedidos em aberto.
8 Ideal UV: Exibe a quantidade ideal de estoque, conforme indicado no cadastro de produtos.
9 Pedidos UV: Mostra a quantidade deste produto já pedida, indica que existem pedidos em aberto.
10 Sugestão UV: Informa a quantidade sugerida pelo sistema para compra deste produto, baseado no estoque ideal que foi cadastrado no Cadastro de Produtos.
11 Pedir UV: O sistema automaticamente valorará este campo com “0” (zero). Você deve informar a quantidade que deseja comprar deste produto.
12 UMC: Mostra a unidade de medida de compra para este produto.
13 Qtde Pedir: Neste campo você deve informar a quantidade que deseja pedir deste produto.
14 Ref. de Forn.: Informa a referência do produto no fornecedor.
15 Data Ult. Compra: Mostra a data da última compra deste produto com este fornecedor para esta filial.
16 Qtd. Ult. Compra: Exibe a quantidade de mercadorias compradas na última compra para esta filial.
17 Preço: É informado o preço pago por este produto na última compra com este fornecedor por esta filial.
18 Fator: Mostra o fator de conversão deste produto com este fornecedor.
19 Preço de Venda: É informado o preço de venda deste produto.
20 Custo c/ Imposto: Mostra o custo do produto com impostos inclusos.
21 Custo Caixa: Exibe o custo do produto.
22 Custo S/ Imposto: Informa o custo do produto sem a adição de impostos.
23 Lote: Exibe o lote do produto.
24 Custo Final Produto: Mostra o valor inserido no campo Custo da tela de digitação de preços (Gestão de Preços > Digitações/Processos > Preços).
25 CST ICMS: Apresenta o código do CST de ICMS.
26 Reduc. Base ICMS: Demonstra a redução de base de ICMS.
27 Base ICMS: Exibe a base de ICMS.
28 Aliq. ICMS: Informa a alíquota de ICMS do produto.
29 Reduc. Base ST: Informa a redução de base ST.
30 Base ST: Demonstra a base ST do produto.
31 Ali. ST: Informa a alíquota de ST.
32 Valor ST: Demonstra o valor da ST.
33 Base IPI: Informa a base IPI do produto.
34 Aliq. IPI: Informa a alíquota de IPI do produto.
35 Valor IPI: Apresenta o valor de IPI do produto.
Clicando com o botão direito do mouse sobre qualquer uma das colunas (excetuando-se a Produto) desta tela será exibida a opção Ocultar Coluna. Selecionando esta opção a coluna não aparecerá mais na tela. Para reverter este processo pressione o botão Restaurar Padrões, que irá voltar a exibir todas as colunas ocultas novamente.
O botão Mostrar Bloqueados por Forn. apresenta todos os produtos vinculados ao fornecedor, porém com indicador de bloqueado marcado ou desmarcado conforme a situação.
Esta tela ainda conta com a opção Detalhar Impostos, que se marcada, abre vários campos mostrando dados referentes à ICMS, substituição tributária, IPI e outros. Além disso, a tela disponibiliza os botões Bloq. por Forn. e Bloq. por Filial.
Grade por Filial
Caso você selecionar a opção Grade por Filial a guia Itens será diretamente impactada. Neste caso, o campo Qtd. se transformará em Qtd. Total e todas as filiais que tiverem uma abreviatura no seu cadastro serão listadas ao lado deste campo, veja:
Esta funcionalidade tem como objetivo fazer pedidos de compra para diversas filiais de uma única vez. Basta inserir, em cada produto do pedido, a quantidade a ser comprada para cada filial. Depois que você finalizar o procedimento e salvá-lo o sistema gerará automaticamente um pedido de compra para cada filial que tiver produtos incluídos no grid acima.
Vale destacar que, para incluir uma abreviatura em uma filial (condição necessária para que esta filial seja listada na guia Itens), basta acessar: Cadastros > Filiais. Na sequência carregue na tela o cadastro da filial desejada. Por fim, no campo Abreviatura, digite a abreviatura e pressione o botão Gravar.
Guia Dados do Item
Esta guia apresenta outros dados relacionados aos itens. Ou seja, nada mais é do que uma versão mais completa da guia Itens.
A guia Dados do Item também conta com o botão Sugestão.
Entenda os campos da guia Dados dos Itens:
1 Código: Informe o código do produto, você pode apresentar o código reduzido do produto ou o código de barras. Caso tenha sido cadastrado no produto o código de referência no fornecedor, este código também poderá ser informado. Se houver necessidade de procurar o produto, acesse o hiperlink em azul (clicando sobre o próprio campo Código) para acessar a tela de procura de produtos.
2 Descrição: Campo informativo, exibe a descrição do produto informado.
3 Distrib. Grade: Este botão é utilizado para você informar as quantidades de entrada do produto por lote, abrindo a tela Quantidades por Lote.
4 Quantidade: Informe a quantidade deste item que será inserido na futura nota fiscal.
5 UM: Apresenta a unidade de medida do produto. Campo obrigatório. É possível alterar a unidade de medida, caso o produto venha em uma embalagem diferente daquela em que é vendido. Por exemplo: o produto está em uma caixa com 12 unidades, mas é vendido por unidade. É necessário se certificar de que o fator entre unidades de medida esteja cadastrado corretamente.
6 Preço: O sistema sugerirá o preço da última compra do produto, mas você pode alterar este valor.
7 Valor Total: Neste campo, o sistema calcula automaticamente o valor total bruto deste item na futura nota fiscal.
8 Desconto: Informe o valor do desconto deste produto, em real. Caso este campo seja informado, automaticamente o campo ao lado, %Desconto, é preenchido.
9 % Desconto: Informe o percentual de desconto concedido a este produto. Caso este campo for informado, automaticamente o campo anterior, Desconto, será calculado e o valor do desconto será exibido.
Se você informar um desconto maior do que o valor unitário, a seguinte mensagem será exibida:
10 Valor líquido: Informa o valor líquido deste item, considerando o desconto ou o acréscimo informado.
11 Grade: Clique no botão Grade para informar a grade do produto, que já deve estar previamente cadastrada. Nesta tela de Grades, o sistema apresenta também a data de entrega deste produto (cadastrada no pedido de compras). Esta condição será habilitada mediante o parâmetro Data de Entrega dos Pedidos (do grupo Filial). Também estará disponível a data de vencimento, se este for um lote de um produto perecível. Ao alterar a distribuição das quantidades em algum lote, automaticamente os campos já informados anteriormente (quantidades, valores, etc;) serão recalculados.
Clicando no botão Lote, você abrirá a tela Estoque por Lote:
12 Em Unidade Básica: É informada a quantidade do produto em unidades básicas, caso esteja entrando em outras unidades de medidas previamente cadastradas (exemplo: caixa, resma, fardo etc.)
13 Preço de Venda Atual: Mostra o atual preço de venda do item.
14 Sugestão de Preço: Apresenta a sugestão de preço conforme fórmulas cadastradas no sistema.
15 Margem: Informa a margem entre o preço de compra e o preço de venda sugerido do item.
16 Observação: Se desejar, escreva qualquer observação sobre o item. Clicando sobre o hiperlink em azul, Observação, é aberta uma tela de consulta de observações pré-cadastradas no sistema:
Para efetuar o cadastro de observações para posterior utilização pelo sistema, acesse o formulário Textos livres, e cadastre suas observações. Para abrir esta tela você deve apertar as teclas Alt + F12 e digitar Observações.
Para efetuar o cadastro de uma nova observação pressione o botão Limpar. Então, informe uma descrição pela qual a observação será identificada, e informe no espaço em branco abaixo, a observação desejada. Para efetuar a gravação da observação pressione o botão Gravar. Para deletar uma observação já cadastrada, selecione-a e pressione o botão Excluir.
Aba Impostos Item
Campos - IPI
• NCM: Selecione o Número Comum do Mercosul (Classificação Fiscal), vinculado a este produto. Selecionando o código NCM, automaticamente a alíquota de IPI que incide sobre este produto será exibida.
• Base de Cálculo: Informa a base de cálculo sobre a qual incidirá a alíquota de IPI. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, mas permite alteração.
• Alíquota %: Percentual de imposto IPI que incide sobre a base de cálculo.
• Valor: Mostra o valor do imposto calculado.
Campos - ICMS/ISS
• Situação: É informada a situação tributária do produto (definida no cadastro de produtos).
• CST: É mostrado o CST de ICMS do qual faz parte o item.
• Redução de Base %: É informada a redução da base de cálculo do ICMS, conforme o percentual de redução informado no cadastro de situação tributária. Caso o campo % Redução, do cadastro de situação tributária, possua valor negativo informado, este implicará no acréscimo de base. Além disso, na nota de entrada, o rótulo passará de Redução da Base % para Acréscimo da Base %. Para produtos com preços tabelados, em que os valores de preços de fábrica precisam ser lançados na nota fiscal de entrada, a alíquota de redução de base de cálculo será sugerida a partir no campo Redução Base Sub. Trib. (no cadastro de Fornecedores > guia Dados Complementares).
• Base de Cálculo: É informada a base de cálculo sobre a qual incidirá a alíquota
de ICMS. Se for informada uma base de cálculo diferente da sugerida, o sistema
automaticamente grava a CST com o valor “020”.
• Alíquota %: Exibe o percentual de imposto que incide sobre a base de cálculo, de acordo com a situação tributária cadastrada no produto.
• Valor: Mostra o valor do imposto calculado.
Campos - Situação Tributária
• Redução MVA %: Mostra o percentual de redução na margem de valor agregado (MVA) dos produtos que ingressaram no regime de substituição tributária (ST).
• Margem de Lucro: Exibe a margem de lucro utilizada no cálculo da substituição tributária. Este campo é exibido a partir da margem de lucro informada no cadastro de produtos.
• Redução da Base %: É informada a redução da base de cálculo para a substituição tributária.
• Base de Cálculo: Apresenta a base de cálculo para a substituição tributária, este campo permite edição.
• Alíquota %: Mostra a alíquota informada para a substituição tributária.
• Valor: Informa o valor da substituição tributária por item. Este campo pode ser alterado e, caso isto seja feito, o sistema irá recalcular os totais da nota.
Aba Desoneração ICMS
ICMS
• Desoneração ICMS: Mostra de quanto é a desoneração.
• Motivo Desoneração: Quando existe desoneração de ICMS, este campo apresenta o motivo para tal.
Guia Pagamento
Na sequência, aparece a guia Pagamento:
1 IRRF: Informe o valor do IRRF para esta futura nota fiscal, se possuir.
2 CSRF: Apresente o valor do CSRF para esta futura nota fiscal, se possuir.
3 INSS: Mostre o valor do INSS para esta futura nota fiscal, se possuir.
4 Valor IPI: Informa o valor do total do IPI de todos os itens da futura nota fiscal que possuam esta classificação fiscal.
5 Base ICMS: Exibe o valor da base para cálculo do ICMS, de todos os itens da futura nota fiscal que sejam tributados com ICMS.
6 Valor ICMS: Apresenta o valor calculado do ICMS de todos os itens da futura nota fiscal.
7 Valor Subst. Antecipado: Caso existirem itens com esse tipo de tributação, informe o valor total da base de cálculo de substituição antecipada para o cálculo da substituição tributária antecipada.
8 Base Substituição: Caso existirem itens com esse tipo de tributação, informe o valor total da base de cálculo de substituição para o cálculo da substituição tributária.
9 Valor Substituição: Caso existirem itens com esse tipo de tributação, informe o valor calculado da substituição tributária.
10 Base ISS: Exibe o valor da base para cálculo do ISS, desde que todos os itens da futura nota fiscal possuam tributação de ISS.
11 Valor ISS: Mostra o valor calculado do ISS.
12 Valor Desoneração ICMS: Informa o valor desonerado do ICMS, para os estados em que a desoneração foi adotada.
13 Frete: Informe o valor do frete. Quando informado, o sistema calcula automaticamente o percentual do valor de frete.
14 Seguro: Apresente o valor do seguro para este pedido.
15 Incluir despesas na nota: Selecione esta opção se desejar incluir despesas na nota.
16 Acrés. incide BC: Possibilita inserir um valor de acréscimo (estabelecido nas condições de pagamento) que, porventura, exista na nota e que será utilizado para gerar a base de cálculo de ICMS. Quando informado, o sistema calcula automaticamente o percentual deste acréscimo. Esses campos também sofrerão alterações conforme a condição de pagamento escolhida, já que ela trará a definição do acréscimo diretamente do cadastro de condição de pagamento (de acordo com seu prazo médio). Todavia, o campo ainda poderá ser alterado, e com isso as demais informações de parcelas e valor a pagar serão recalculadas.
17 Acréscimo Cond. Pagto: Apresenta o acréscimo causado pela condição de pagamento selecionada, se esta causar um acréscimo.
18 Desconto: Valor do desconto total concedido pelo fornecedor nesta futura nota fiscal. Quando informado, o sistema calcula automaticamente seu percentual de desconto. O botão pode ser utilizado para ratear o desconto no total da nota para os preços dos produtos. Esta função é habilitada pelo direito Faturamento: Digitação de Nota Aberta. Para conceder ou desabilitar este direito para algum funcionário (ou grupo de funcionários), acesse: Cadastros > Funcionários > Cargos.
19 Desconto Cond. Pagto: Apresenta o desconto decorrente da condição de pagamento selecionada, se esta resultar em um desconto.
20 Valor dos Itens: Mostra o valor total dos itens informados no pedido.
21 Qtd.: Exibe a quantidade total de itens no pedido.
22 Valor Total NF: Mostra o valor total do pedido.
23 Bonificação: Informe o valor recebido do fornecedor nesta futura nota fiscal como bonificação. Este valor será descontado do total da nota fiscal, sendo considerado um desconto financeiro, porém não fiscal. Os parâmetros Preco ult. compra inclui Bonificação e CMC inclui Bonificação (ambos do grupo Filial) são responsáveis pelo tratamento do preço de custo da última compra e do custo médio contábil do produto, considerando ou não o valor de bonificação.
24 Entrada: Exibe o valor da entrada efetuada no pagamento desta futura nota fiscal. Este campo sofre alteração conforme a condição de pagamento selecionada. O campo é preenchido automaticamente pelo sistema, mas você pode alterá-lo conforme for conveniente.
25 Condição de Pagamento: Informe uma condição de pagamento previamente cadastrada para utilização na futura nota fiscal.
Na tabela Parcelas são listados os vencimentos, valores, número da duplicata, tipo e descrição dos títulos gerados de acordo com a condição de pagamento informada:
Essas informações se tornam inalteráveis quando a condição de pagamento já foi informada. Mas, enquanto a condição não é informada, essa tabela permanece habilitada para digitação:
Veja abaixo que a tabela também mostra o prazo médio informado de acordo com a condição de pagamento selecionada:
Veja a função de cada botão que auxilia na inserção de novos registros:
Guia Transporte
Na guia Transporte podem ser informados dados referentes ao transporte das mercadorias:
Entenda os campos:
1 Transportadora: Selecione a transportadora pré-cadastrada no sistema para transportar os produtos. Disponibilizado hiperlink para acesso à tela de consulta e seleção de transportadoras.
2 Redespacho: Escolha a transportadora pré-cadastrada para o redespacho dos produtos. Disponibilizado hiperlink para acesso à tela de consulta e seleção de transportadoras.
3 Via de Transporte: Selecione a via de transporte já pré-cadastrada no sistema.
4 Frete por conta: Selecione quem vai pagar o frete, podendo ser o emitente, o destinatário da futura nota fiscal, terceiros ou pode não haver frete.
5 Endereço de Entrega: Informe o endereço de entrega. A opção “Outros” permite acesso a outros endereços para entrega da mercadoria, abrindo automaticamente a tela de procura de pessoas para a busca do endereço devido.
6 Endereço de Cobrança: Mostre o endereço de cobrança. A opção “outros” permite acesso a outros endereços para cobrança da futura nota fiscal, abrindo automaticamente a tela de procura de pessoas para a busca do endereço devido.
7 Observações de Entrega: Informe as observações de entrega que achar conveniente.
Depois de preencher os campos, pressione o botão Gravar para salvar as alterações. O botão Limpar descarta os dados digitados para dar início a um novo pedido.
Já o botão Restaurar permite localizar e carregar o XML de backup efetuado pelo sistema para um pedido. Dessa forma, o sistema carregará os itens constantes no pedido. Isso acontece quando a digitação do documento é interrompida por algum motivo.
O parâmetro Gerar Backup Nota/Pedido (grupo Filial) permite escolher a quantidade de segundos aguardados pelo sistema para criação de backup dos itens durante a digitação do pedido.
Para saber mais sobre pedidos, orçamentos e autorizações, leia os artigos listados abaixo:
• Como fazer uma autorização de compra?
• Como fazer um pedido de venda?
• Como importar um pedido de venda externo?
• Como agrupar pedidos, pré-vendas ou orçamentos?
• Como faturar um pedido, pré-venda ou orçamento?
• Como fazer uma replicação de pedidos?
• Como gerar um pré-pedido de compra?
• Como fazer um faturamento parcial de pedido de compra?
• Como fazer uma exclusão de pedidos?
• Como fechar pedidos de compra?
• Como fechar/reabrir pedidos?