1. Início
  2. Financeiro
  3. Contas a Pagar
  4. Como fazer um pagamento parcial de títulos no Retaguarda?
  1. Início
  2. Financeiro
  3. Como fazer um pagamento parcial de títulos no Retaguarda?

Como fazer um pagamento parcial de títulos no Retaguarda?

Imprimir
O Retaguarda possibilita efetuar os pagamentos do Contas a Pagar. O sistema permite pagar este títulos por completo ou quitá-los parcialmente, mantendo-os em aberto.

Para que a manutenção de títulos do CP esteja disponível são necessários alguns pré-requisitos. Você pode conferir todos eles no artigo: Como gerenciar a manutenção de títulos do Contas a Pagar?

Pagando títulos parcialmente

Para que você possa fazer o pagamento parcial dos títulos, acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Digitações/Processos > Manutenção Titulos a Pagar. Fazendo isso, você abrirá a tela de contas a pagar, na guia Tabela. Aqui você deve apenas selecionar o título do qual você deseja fazer o recebimento parcial. Também é possível selecionar mais de um título, basta segurar a tecla CTRL enquanto clica nos títulos.

Com o(s) título(s) desejado(s) já selecionado(s) vá para a guia Dados:

A opção Registros marcados deve permanecer selecionada para que os títulos escolhidos, e somente eles, tenham o valor subtraído deste pagamento. Repare que no exemplo acima os títulos selecionados somam a quantia de R$16.913,75. Então, clique no botão Pagar.

Assim, o sistema mostrará a guia Itens, da tela Pagar Títulos:

Inicialmente, o campo Valor e o campo Total de todos os itens estará com o mesmo valor, que é justamente o valor total destes itens. Se você deixar assim, fará o pagamento completo das quantias.

Para fazer o pagamento parcial basta alterar o conteúdo do campo Total para a quantia que será paga. No exemplo acima, vamos pagar apenas R$2.200,00 do terceiro título, deixando o restante em haver. Assim, o primeiro e o segundo título serão completamente quitados. Porém, poderíamos fazer o pagamento parcial para os três, se desejássemos.

Na sequência, vá para a guia Total:
Você deve primeiramente selecionar o Tipo de operação que será efetuada pela seta do campo. Pode-se informar um número de documento para o pagamento, caso não fizer isso, o sistema questionará se deseja manter o documento original. A Data de lançamento virá com a data atual automaticamente preenchida pelo sistema, mas você pode alterá-la, se necessário.

No campo Em você irá informar a finalizadora com a qual será feito o pagamento. Digite o código dela ou, por meio da seta à direita do campo, selecione-a. No campo Valor você deve digitar a mesma quantia que está em Valor Total. Ao fazer isso, será habilitado o botão Gravar para finalizar a operação.

O próximo passo é pressionar o botão Gravar. O sistema questionará se você deseja concluir a operação. Clicando em Sim, o pagamento parcial será feito. Voltando à tela Contas a Pagar, selecionando este título (o terceiro da lista no nosso exemplo), observe que ele continua em aberto. O campo Saldo exibe o valor que ainda não foi pago do título, enquanto o campo Valor apresenta a quantia original do título.

Atualizado em fevereiro 2, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: