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Como fazer o pagamento de despesas diversas pelo Retaguarda?

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É possível que, por algum motivo, existam despesas da sua empresa que não tenham títulos gerados no Contas a Pagar. Por isso, o Retaguarda disponibiliza uma tela específica para fazer o lançamento de despesas diversas, o que pode incluir conta de luz, água ou qualquer outra transação.

Observação:

Para que esta ferramenta funcione perfeitamente, você precisa ter liberado o direito Caixa: Pagamentos. Para compreender melhor a dinâmica entre cargos e direitos do sistema Megasul, e como configurá-los, leia o artigo: Como funcionam os Cargos e Direitos?

Realizando o pagamento de despesas diversas

Para acessar a tela de lançamento de despesas a pagar, acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Digitações/Processos > Pagamento de Despesas. A guia Itens é responsável por agrupar e cadastrar todos os registros relacionados a despesas para pagamento.


Você deve preencher todos os campos desta guia para iniciar o cadastro da despesa. Veja a função de cada um deles:

1 Tipo de Recebimento: Digite o código do tipo de pagamento ou use a seta à direita do campo para selecioná-lo.
2 Documento: Informe o número do documento deste pagamento.
3 Valor: Digite o valor a ser pago.

Na sequência prossiga para a guia Capa, onde será formalizado o pagamento da despesa com outras informações importantes para a cobrança.


Veja o que significa cada campo da guia Capa:

1 Documento: O sistema carrega automaticamente o documento informado na guia Itens.
2 Data de Emissão: Informe a data de emissão do documento.
3 Data de lançamento: O sistema preenche este campo com a data atual. Porém, você pode alterar conforme for conveniente.
4 Observação: Caso necessário, escreva neste campo uma informação que julgar relevante para o pagamento.
5 Fornecedor: Informe o código do fornecedor ao qual o pagamento será feito. Caso não saiba de cabeça você pode clicar sobre o hiperlink em azul, Fornecedor, que abrirá a tela de procura de pessoas.


6 Valor Total: O sistema mostra o valor informado na guia Itens.
7 Título com Vencimento: Informe, caso haja, uma data de vencimento para este título.
8 Ou em: Caso o pagamento desta despesa for realizado no mesmo dia que o seu lançamento, basta selecionar a finalizadora com que este pagamento está sendo feito. Esta opção fica bloqueada quando o campo Título com Vencimento é preenchido.

Quando concluir o preenchimento dos campos, clique no botão Gravar. O sistema questionará se você deseja concluir o processo. Clicando em Sim, caso a data de pagamento não for posterior à data atual, o pagamento será imediatamente realizado.

Agora, se o título tiver vencimento posterior à data atual, ele ficará visível na tela de contas a pagar, na guia Tabela. Para acessar esta tela, o caminho é o seguinte: Financeiro > Contas a Pagar > Digitações/Processos > Manutenção Titulos a Pagar.


Para que a manutenção de títulos do CP esteja disponível são necessários alguns pré-requisitos. Você pode conferir todos eles no artigo: Como gerenciar a manutenção de títulos do Contas a Pagar?

Atualizado em fevereiro 2, 2022

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