1. Início
  2. Restaurante
  3. Como fazer a transferência de mesa/cartão no restaurante?

Como fazer a transferência de mesa/cartão no restaurante?

Imprimir
Uma funcionalidade muito útil é a transferência de mesa. Com ela, todos os itens já inseridos em uma mesa são transferidos para outra, conforme a conveniência do cliente.

Transferindo a mesa

Estando com o Caixa.exe aberto no módulo restaurante clique em F7 Transferir tudo:

Então, você entrará na seguinte tela:

Você pode digitar no teclado físico, se tiver um. Também existe a possibilidade de fazê-lo com o mouse no teclado virtual e, é claro, via touch screen.

Agora basta informar no campo de cima a mesa da qual você deseja transferir os itens. No campo do meio, informe a mesa que receberá os itens. O campo de baixo será preenchido automaticamente com o atendente já cadastrado na mesa que terá seus itens transferidos. Todavia, o atendente pode ser alterado conforme for necessário.

A mesa que receberá os itens já pode estar aberta, com outros itens adicionados. Também pode estar livre, sem problemas. Porém, é necessário que a mesa da qual você irá transferir os itens já esteja aberta e com algum item inserido nela. Caso contrário, a operação não será realizada e o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Para inserir os itens você pode ler o artigo: Como adicionar itens a uma mesa/cartão no restaurante?

Caso a mesa informada nem sequer exista no sistema, será apresentada esta mensagem:

Claro que não é possível fazer a transferência se o número da mesa origem e destino forem iguais. Nesta hipótese, o sistema notificará o seguinte:

Se todos os itens forem preenchidos corretamente é só clicar na tecla F2 Transferir e pronto, os itens serão transferidos. O sistema avisará com esta tela:

Assim, todos os produtos para a mesa/conta do cliente selecionado e o pedido original têm o código do pedido destino transferido salvo em seu registro e seu status é alterado para “Cancelado”. Os itens já transferidos são excluídos do registro original, permanecendo apenas na mesa de destino. Em seguida a mesa de origem recebe o status “Livre”.

Direitos do operador

Caso o operador não tenha o direito necessário e tente fazer a transferência total dos produtos é solicitada a credencial de acesso do supervisor do sistema para que a operação seja liberada.

Se você quiser conceder este direito ao operador, basta entrar no Retaguarda. Clique em: Cadastros > Funcionários > Cargos. Agora, selecione o Operador de Caixa e depois procure pelo Direito “Controle de Mesas: Transferência de Mesa Total”. Conforme a imagem abaixo:

 

 

Atualizado em novembro 26, 2021

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: