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Como fazer a digitação de cheques a receber pelo Retaguarda?

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A tela Receber Cheques possibilita efetuar a digitação manual de cheques recebidos pela empresa não originários de vendas, para que eles possam ser utilizados para depósitos, pagamentos, entre outros. Além disso, neste formulário também estão disponíveis os cheques digitados na finalização de uma venda realizada no Caixa.

A digitação de cheques tem alguns objetivos. Veja abaixo:

1 Possibilitar a flexibilidade na movimentação dos cheques;
2 Gerar o reaproveitamento da digitação do cheque quando houver algum erro de movimentação;
3 Permitir a ocorrência de baixa e recuperação dos cheques utilizados no pagamento de títulos;
4 Disponibilizar o controle dos cheques de terceiros, mantendo o histórico da carteira de cheques da empresa.

Realizando a digitação de cheques

Para ter acesso à digitação, use o caminho: Financeiro > Cheques > Digitação Cheques a Receber.

Na guia Cadastro, encontram-se os campos básicos para registro do cheque dentro do sistema. Confira a função de cada um desses campos:

1 Data de Lançamento: Informe a data de lançamento do cheque no sistema.
2 Telefone: Digite o telefone do emitente do cheque.
3 CGC/CPF Emitente: Informe o CNPJ/CPF do emitente do cheque. Se não souber, você pode clicar no hiperlink em azul, CGC/CPF Emitente, para a abrir a tela de procura por pessoas. Quando preenchido, o sistema informa automaticamente o nome do cliente, ao lado do hiperlink Cliente.

4 Cliente: Se ainda não informado no campo anterior, clique sobre o campo para abrir mais uma vez o formulário de procura de pessoas e assim selecionar o cliente.
5 Comp.: Digite a câmara de compensação do cheque.
6 Banco: Informe o banco ao qual pertence o cheque.
7 Agência: Mostre a agência do cheque.
8 Conta: Informe a conta corrente do cheque.
9 Cheque: Digite o número do cheque.
10 Valor: Indique o valor do cheque.
11 Data Entrada: Informe a data de entrada do cheque na empresa.
12 Data Depósito: Mostre a data de depósito do cheque. O sistema sugere automaticamente a data atual, mas você pode alterar a data de depósito para o cheque pré-datado.
13 Status: Este campo permite realizar o controle e gerenciamento da posição do cheque dentro da empresa. Ao clicar no hiperlink em azul, Status, abre-se uma nova tela de consulta, seleção e manutenção de status:

O parâmetro Status padrão para inclusão de cheque indica qual estado de cheque será automaticamente carregado neste tipo de situação. Se este parâmetro estiver valorado como “Nenhum”, você será obrigado a preencher manualmente. Agora, este parâmetro pode ser valorado com qualquer um dos estados possíveis de cheque.

Para configurá-lo, acesse: Parâmetros > Parametrização. Em seguida, escolha o grupo Básico e procure pelo referido parâmetro. Então, valore-o:

14 Funcionário: O sistema apresenta o código e o nome do funcionário logado.

15 CMC7: Este campo possibilita o cadastro pelo CMC7 ou a visualização desta informação quando o cheque já estiver pré-cadastrado.
Este campo é influenciado pelo parâmetro do grupo Classe de Estação, Digitação de Cheques pelo CMC7?.
Configurando-o como “Sim”, o sistema somente habilitará a digitação manual dos dados de CMC7, os quais serão conferidos pelo sistema para montar os dados dos campos Comp., Banco, Agência, Conta e Cheque. Neste caso, será possível exclusivamente liberar o cheque mediante senha no caso de existirem dígitos inconsistentes.
Agora, se este parâmetro estiver configurado como Não (padrão), o sistema somente permitirá a digitação dos campos de Banco, Agência e Conta. Não será montado o CMC7 e não será gravado o relacionamento de cheque com CMC7.

É importante destacar outro ponto relacionado ao status do cheque: quando definida a situação B, o sistema requisita a digitação do Banco e Conta corrente. Já as situações E, K e L são opções disponíveis para cheques emitidos.

Veja na tabela abaixo diversos exemplos de situações possíveis:

Para permitir a compatibilidade com as versões anteriores, o sistema identifica a
primeira situação/restrição que atende ao processo em execução.

Exemplo:

Para “Devolução de Cheque”, se não for encontrado um status que atenda às especificações da movimentação corrente, o sistema irá cadastrá-la, colocando como código a própria letra que identifica a situação ou restrição. Portanto, convém não utilizar como código estas letras (C de Cobrança, D de Devolução, E de Emitido, e assim por diante).

Se você tentar excluir um status para o qual exista algum cheque associado, o sistema vetará a operação e exibirá a seguinte mensagem:

Ainda na tela Cheques a Receber, o botão Procurar abre a tela de pesquisa de cheques:

Nesta tela serão selecionados inicialmente os cheques que corresponderem à definição feita na guia Compensar, que permite selecionar todos, somente cheques em aberto ou somente aqueles que já foram baixados. Assim, dentro da pesquisa, possibilita-se selecionar exclusivamente os cheques correspondentes a estes filtros.

Observação:

Também é possível utilizar um Leitor CMC7 para efetuar a leitura dos cheques. Esse tipo de procedimento requer configuração prévia do equipamento no Param.exe, na guia Plugins. Com o leitor configurado, ao passar o cheque no leitor, o sistema o procura nos registros e, se não encontrar, abre o cadastro para a digitação do documento. Caso o cheque for encontrado, o sistema exibe seus dados na tela. Se você estiver incluindo um cheque, ao passá-lo no leitor, o sistema capturará seus campos, parando sobre o campo Valor.

Guia Compensar

Ao terminar de preencher os dados da guia Cadastro, clique na guia Compensar:

Veja o que significa cada campo:

1 CNPJ/CPF Nº: Informa o CPF/CGC do emitente do cheque.
2 Banco: Mostra o número do banco existente no cheque.
3 Agencia: Exibe o número da agência.
4 Conta: Apresenta o número da conta corrente do cheque.
5 Numero: Informa o número do cheque.
6 Valor: Mostra o valor do cheque.
7 Status: Exibe o status do cheque.
8 Depósito: Informa a data do depósito do cheque.
9 Emissão: Apresenta a data de emissão do cheque segundo o campo Data Entrada da guia Cadastro.
10 Telefone: Exibe o telefone do emitente do cheque.
11 Nome: Mostra o nome do emitente do cheque segundo consta no cadastro do cliente. Para isso você deve preencher o campo CGC/CPF Emitente, da guia Cadastro.
12 Filial: Informa a filial que recebeu o cheque. Se informado “0” (zero) o sistema apresentará os cheques de todas as filiais.

Depois de cadastrar o cheque não será mais possível alterar os campos Banco, Agencia, Conta e Numero. Se você tentar alterar,  sistema vetará a ação e exibirá a seguinte mensagem:

Caso você tentar alterar dados de um cheque de uma filial diferente da que está logada no sistema, a operação será vetada e o seguinte aviso será emitido:

Botões da guia Compensar

Veja a função dos botões da guia Compensar:

1 Selecionar Todos: Seleciona todos os cheques listados ao lado.

2 Alterar o Status do Cheque: Este botão aciona a tela para modificação do status vinculado ao cheque.

Caso o novo status do cheque estiver na situação B (baixado), o sistema possibilitará selecionar a conta bancária para escolha de onde o cheque deverá ser
depositado. É necessário cadastrar no sistema as contas correntes.

Obsevação:

Para que a seleção da conta corrente seja mais fácil e prática, sugerimos que ao
cadastrar a conta em controle bancário, seja informada também a conta
corrente ao lado da descrição do banco. Isto somente caso você possua duas contas no mesmo banco.

3 Alterar Filial do Cheque: Abre a tela para modificação da filial que detém o cheque.

Situações dos Cheques
Mostrar Todos: Selecionando esta opção, todos os cheques serão exibidos na tela independentemente de status ou situação.
Somente Abertos: Caso você escolha esta opção, somente os cheques abertos serão exibidos na tela.
Somente Baixados: Se você selecionar esta opção, somente os cheques baixados serão exibidos na tela.

Além disso, na guia Compensar existe o campo Total, que exibe a soma dos valores dos cheques marcados. Já o campo Filial indica a filial em que o cheque está cadastrado.

Ao terminar a digitação, basta clicar no botão Gravar, e confirmar, para consolidar a operação no sistema.

Atualizado em abril 8, 2021

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