Para saber como gerar a venda futura leia o artigo: Como fazer uma venda com entrega futura?
Faturando um pedido de venda futura
Para iniciar o processo você precisa entrar na tela Relação de Pedidos com Entrega Futura. Para abrir este formulário, aperte as teclas Alt + F12 e digite Pedidos Entrega Futura.
Ao abrir a tela ela estará vazia. Pressionando o botão Filtrar serão exibidos todos os pedidos futuros já cadastrados logo abaixo, no grid Pedidos aguardando entrega futura. Para refinar a sua busca, antes de pressionar o botão Filtrar você pode informar vários filtros que ajustarão a pesquisa: como o cliente para quem foi feito o pedido, quando vence a data de entrega, a forma de pagamento escolhida ou até o próprio número do pedido.
Depois de filtrar e selecionar o pedido desejado, mais abaixo, no grid Itens do pedido, serão listados todos os produtos inclusos no pedido em questão.
Cada produto terá o campo Qtd. Restante, que versa sobre quantos itens ainda faltam ser entregues e Qtd. Entregar, que mostra quantos serão entregues nesta operação. Para faturar o pedido por completo basta, em todos os produtos do pedido, deixar o campo Qtd. Entregar com o mesmo valor que o Qtd. Restante e depois pressionar o botão Gerar Nota Fiscal de Remessa. Desta forma, o sistema emitirá o seguinte questionamento:
Pressionando Sim, o pedido será faturado, a nota fiscal será emitida com os devidos impostos já gerados e todas as movimentações no financeiro e estoque serão feitas automaticamente. Então, o sistema questionará se você deseja consultar a nota fiscal gerada pela operação:
Para faturar o pedido parcialmente o procedimento é o mesmo, só que você deixará o campo Qtd. Entregar com o valor menor do que o campo Qtd. Restante em pelo menos um dos itens constantes no pedido.
Neste último caso, você pode fazer quantas notas fiscais quiser de um único pedido de venda futura. Exemplo: O pedido contava com 10 produtos e cada um destes produtos vinha com a quantidade igual a 10. Então, você pode fazer 100 notas fiscais deste pedido, faturando um único item com quantidade igual a 1 de cada vez.
Caso seja necessário anular algum item do pedido de venda futura (ou até o pedido todo), leia o artigo: Como gerar uma nota fiscal de anulação de pedido de venda futura?