1. Início
  2. Faturamento
  3. Como emitir uma nota fiscal do cupom pelo Retaguarda?
  1. Início
  2. Notas Fiscais
  3. Como emitir uma nota fiscal do cupom pelo Retaguarda?

Como emitir uma nota fiscal do cupom pelo Retaguarda?

Imprimir
Caso haja necessidade, o Retaguarda possibilita emitir uma nota fiscal em substituição ao cupom fiscal, de maneira automatizada e ágil, exigindo somente o número do cupom envolvido na operação. Além disso, o sistema também permite a emissão de uma nota para vários cupons.

Para que seja possível emitir uma nota para múltiplos cupons é necessário que o parâmetro Permite efetuar nota de vários cupons esteja valorado como “Sim”. Para configurá-lo, acesse: Parâmetros > Parametrização. Depois, selecione o grupo Filial e, no campo Item, escolha a filial para qual a configuração será válida. Na sequência, procure pelo parâmetro na listagem abaixo e valore-o.

Nota fiscal de cupom

A tela de nota de cupom exibe automaticamente todos os cupons emitidos, permitindo selecionar o cupom fiscal desejado para a geração da nota fiscal de substituição ao cupom. Para acessar este formulário, use o seguinte caminho: Vendas > Faturamento > Nota Fiscal do Cupom.

Todos os campos do grid são informativos e não podem ser editados manualmente.

Veja o que significa cada campo da tela Nota de cupom:

1 Número: Informa o número do cupom fiscal, precedido pelo número do ECF emissor do cupom fiscal.
2 Data: Exibe a data de emissão do cupom fiscal.
3 Valor: Apresenta o valor do cupom fiscal.
4 Nota Emitida: Mostra, se houver, o número da nota fiscal emitida do cupom.
5 Devolução: Possibilita rastrear as devoluções, se houver.

Caso você pressionar o botão Executar, apenas a nota que estiver selecionada permanecerá sendo exibida.

Já se você apertar o botão Limpar, a pesquisa anterior será invalidada. Assim, basta selecionar uma linha na tabela e clicar neste botão para que o sistema retorne todos os itens constantes no número de cupom selecionado.

Botão Emitir

O botão Emitir é responsável pela emissão da nota fiscal de cupom. Ao pressionar este botão, quando a nota de cupom já tiver sido emitida (devendo, nesse caso, constar alguma numeração na linha da coluna Nota Emitida), na tentativa de reemiti-la, o sistema fará o seguinte questionamento:

Porém, se a nota ainda não tiver sido emitida, ao pressionar o botão Emitir, será aberta uma tela para inserir informações gerais sobre o cliente para o qual será emitida a nota do cupom:


Observação:

Caso o parâmetro do grupo Filial, Vencimento do Certificado Digital, estiver valorado com alguma data e faltar um mês ou menos para vencer o certificado, esta tela contará com um aviso de quantos dias faltam para vencer o certificado. Caso o certificado já estiver vencido, esta tela avisará isso no mesmo local. Agora, caso não seja informada uma data neste parâmetro, ou falte mais de um mês para vencer o certificado, nada será avisado nesta tela.

Na guia Cliente, quando os campos CNPJ/CPF e Código são preenchidos com um valor relacionado a um endereço existente no sistema, mas que não está cadastrado como cliente, o sistema faz um questionamento no seguinte molde:

Se você clicar em Sim, o sistema irá cadastrar um novo cliente com base nos dados do endereço e irá carregar as informações na tela. Clicando em Não, o sistema apenas preencherá os campos na tela com base nos dados do endereço. Além disso, clicando sobre o hiperlink em azul CNPJ/CPF, é aberta a tela de procura de pessoas.

Caso os campos Razão Social, Cidade e UF não estiverem devidamente preenchidos, o sistema vetará a operação e exibirá as seguintes mensagens:


Além disso, clicando sobre os hiperlinks em azul, Cidade e UF, será apresentada a tela de procura do IBGE. Caso o parâmetro do grupo Básico, Validar cidade no cadastro do IBGE estiver valorado como “Sim”, os campos Cod. Mun e Cod. País serão automaticamente preenchidos após a seleção da cidade.

Durante a venda, ao informar o cliente, o sistema validará o código do município. Caso identificar a série como eletrônica, verificará o código do município existente no cadastro e se ele confere com o nome do município e respectiva UF no IBGE. Se o código for diferente, o sistema questionará se você deseja corrigi-lo automaticamente. Clicando em Sim, o sistema atualizará o código do município no cadastro. Já se clicado em Não, cancelará o cliente na nota.

Preenchendo o campo CNPJ/CPF, se constar no sistema, vários campos serão preenchidos com os dados do cadastro do cliente. Caso contrário, você pode fazer o preenchimento manual. Caso esse campo não for preenchido, ou for digitada uma informação inválida, o sistema emitirá o seguinte questionamento:

Clicando em Não, retorna-se para a tela de informações gerais sobre o cliente. Pressionando Sim, será confirmada a emissão, concluindo o processo mesmo com a rejeição do registro pelo Sintegra. Dessa forma, o sistema faz outro questionamento:

Se você responder Sim, a nota fiscal de substituição ao cupom será gerada automaticamente, sendo ela um espelho do cupom fiscal, excetuando-se os impostos que já foram destacados no cupom fiscal. Se clicar em Não, a nota fiscal não será gerada.

Guia Transporte

Caso houverem dados relacionados ao transporte para ser informados na tela, acesse a guia Transporte:


Clicando sobre os hiperlinks em azul, Transportadora e Redespacho, será exibida a tela de procura por transportadoras:

Com todos os dados do cliente na tela pressione o botão Gravar. Neste caso, se a série da nota fiscal for do tipo “Manual”, o sistema solicitará o número da nota:

Na sequência, o sistema pedirá pela confirmação do processo, basta clicar em Sim. Após a gravação da nota fiscal do cupom, o sistema questionará se deve imprimir a nota fiscal emitida:

Clicando em Sim, a nota fiscal de substituição ao cupom será enviada para a impressora, caso contrário ela poderá ser emitida em outra ocasião.

Para não restar dúvidas, vamos destrinchar um a um os campos da guia Transporte:

1 Quantidade: Informe a quantidade de volumes utilizados para transportar os produtos.
2 Peso Líquido: Digite o peso líquido.
3 Peso Bruto: Digite o peso bruto para fins de transporte. Este campo pode ser informado automaticamente pelo sistema se o campo Peso Bruto do Produto do cadastro de produtos estiver preenchido. Caso não exista peso bruto cadastrado, será utilizado o peso líquido cadastrado.
4 Volume: Apresente o volume de transporte da mercadoria.
5 Número: Digite o número da nota fiscal.
6 Espécie: Diga a espécie do produto.
7 Marca: Informe a marca do veículo transportador.
8 Transportadora: Selecione a transportadora pré-cadastrada no sistema para transportar os produtos. Disponibilizado hiperlink para acesso à tela de consulta e seleção de transportadoras.
9 Via de Transporte: Selecione uma via de transporte já pré-cadastrada no sistema. Por exemplo: rodoviário, aéreo ou ferroviário.
10 Placa: Digite a placa do veículo utilizado para o transporte. Se for informada, você deverá indicar obrigatoriamente a UF no campo ao lado.
11 UF: Informe o estado do veículo utilizado para o transporte.
12 Redespacho: Escolha a transportadora pré-cadastrada para o redespacho dos produtos. Disponibilizado hiperlink para acesso à tela de consulta e seleção de transportadoras.
13 Frete por conta: Selecione quem vai pagar o frete, podendo ser: o emitente, o destinatário, terceiros, ou até não ter frete.
14 Obs. da Entrega: Informe as observações de entrega que achar conveniente.
15 Obs. Fiscal: Informe as observações fiscais que forem necessárias.

Finalizando a nota

Novamente na tela da Nota de Cupom, o botão Devolver permite efetuar uma nota de devolução do cupom, podendo ser devolvido todo o cupom, ou apenas alguns de seus itens. Ao pressionar este botão, será aberta a tela Emissão de Notas Fiscais, para que você informe os produtos a serem devolvidos e efetue a geração da nota fiscal de devolução.


Observação:

Este formulário também é afetado pelo parâmetro do grupo Filial, Vencimento do Certificado Digital.

Quando esta tela é aberta, o sistema sugere automaticamente o vendedor original do cupom no campo Vendedor da guia Cliente. Caso, ao abrir uma nota de cupom para devolução e alterar um item ou adicionar um novo produto, o usuário conectado não for o vendedor original do cupom, o sistema adotará um dos dois seguintes comportamentos:
Se o operador ter liberado o direito Permite alterar vendedor em NF devolução, o sistema questionará se deseja alterar o vendedor.
Caso o operador não tiver o direito citado acima, o vendedor informado na guia Cliente assumirá a venda dos novos itens adicionados.

Observação:

Para entender a dinâmica entre cargos e direitos no sistema Megasul, e como configurá-los, leia o artigo: Como funcionam os Cargos e Direitos?

Na emissão da nota fiscal de devolução o sistema imprimirá automaticamente a mensagem: “Devolução referente o cupom fiscal: xxxx da ECF xx”, no campo de observações fiscais.

Observação:

O parâmetro do grupo Básico, Devolver Cupom Fiscal em nome do cliente, influencia na identificação do destinatário em uma nota de devolução de cupom. Caso este parâmetro estiver valorado como “Sim”, o sistema procurará o cadastro do cliente e, caso não o encontre, buscará o cadastro da filial do menu. Já se este parâmetro for valorado como “Não”, o sistema irá buscar diretamente o cadastro da filial do menu.

Atualizado em fevereiro 22, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: