1. Início
  2. Financeiro
  3. Contas a Receber
  4. Como desfazer uma junção de convênios?
  1. Início
  2. Financeiro
  3. Como desfazer uma junção de convênios?

Como desfazer uma junção de convênios?

Imprimir
Os clientes podem ser ligados a empresas filiadas, o que é chamado de convênio. Esta ferramenta é utilizada para vendas à prazo. É possível fazer a junção de convênios. Porém, por algum motivo, pode ser que não seja mais conveniente esta junção, ou por algum erro na hora de fazer o processo. Neste caso, o Retaguarda permite desfazer a junção de convênios.

Para saber como cadastrar um convênio clique aqui.

Em uma junção de convênios, o sistema efetua a baixa (recebimento) dos títulos dos conveniados (clientes), criando um único título em aberto para a empresa filiada. Para saber mais sobre a junção, leia o artigo: Como fazer a junção de convênios?

Já após o desfazimento, o sistema cancela os títulos gerados pela junção e reabre os títulos que foram juntados. Para isso, é necessário que você tenha liberado o direito Financeiro: Desfaz junção de convênios. Para compreender melhor a dinâmica entre cargos e direitos no sistema Megasul, e como configurá-los, leia o artigo: Como funcionam os Cargos e Direitos?

Desfazendo a junção de convênios

O Retaguarda tem uma tela específica para desfazer a junção de convênios. Para abri-la, acesse: Financeiro > Contas a Receber > Digitações/Processos > Desfaz Junção de Convênios.

Agora, nos campos da parte superior da tela, você deve dar as informações que farão o sistema filtrar as junções que você deseja. Então, essas junções serão exibidas na grade abaixo. Por fim, basta clicar no botão Gravar para o processo ser concluído.

Para não ficar dúvidas, vamos destrinchar a função de cada campo desta tela:

1 Convênio de: Digite o código, ou selecione por meio da seta, o convênio que inicia o intervalo daqueles que serão afetados pelo desfazimento da junção. Se você preferir ainda pode clicar no hiperlink em azul, Convênio de, para abrir a tela de procura por convênios.

2 Convênio até: Aqui você indicará o convênio que encerra o intervalo dos afetados pelo desfazimento. Este campo dispõe de todas as possibilidades do anterior.

3 Data de Emissão e até: Estes campos indicam o intervalo de datas de emissão. O sistema os preenche automaticamente, mas você pode alterar conforme for mais conveniente.

4 Data de Vencimento e até: Informe nestes campos a data inicial e data final de vencimento dos títulos que farão parte do desfazimento. Novamente, o sistema os preenche sozinho, porém você tem o poder de modificar.

Depois de preencher todos os campos, como já dito, na grade abaixo aparecerão os títulos em aberto do convênio selecionado e que foram gerados a partir de uma junção dentro dos padrões estabelecidos por você. Selecione o título oriundo dessa junção com um clique do mouse. Para fazer uma seleção múltipla, basta segurar a tecla CTRL enquanto clica.

Depois de selecionar o(s) títulos(s) desejado(s), pressione o botão Gravar para concluir a operação. O sistema então questionará se você confirma esta ação. Clicando em Sim, a junção será desfeita, reabrindo os títulos originais dos clientes. O título gerado para o convênio será considerado como pago, o que concretiza o cancelamento.

Atualizado em janeiro 26, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: