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Como o funciona a atualização de dados da última compra?

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No cadastro de produtos existem diversas informações referentes à última compra que são automaticamente gravadas pelo sistema. Ao fazer um cancelamento de nota fiscal de entrada, vários itens podem ter esses dados alterados de uma única vez.

Atualização de dados da última compra

Ao cancelar uma nota fiscal de entrada cujo CFOP estava configurado para atualizar o preço da última compra, o sistema atualizará os dados da última compra do produto, do produto por fornecedor e do produto por fornecedor e filial. Isto só acontecerá se esta nota for a última em que houve a compra de determinado produto. Caso contrário, o cancelamento não acarretará na mudança destes dados.

Assim, é possível que o cancelamento da nota fiscal de entrada gere mudanças em alguns itens e em outros não, caso parte dos produtos nela contida forem a última compra, porém outros já tiverem sido comprados em notas posteriores. Ou seja, a mudança ocorrerá apenas para os produtos onde aquela nota fiscal representar de fato a última compra do produto, última compra do produto para aquele fornecedor e/ou última compra do produto para aquele fornecedor e para aquela filial onde a nota fiscal foi cancelada.

O que o sistema faz após o cancelamento de uma nota fiscal de entrada é simples: os campos referentes às últimas compras retrocedem para os dados da nota fiscal anterior. Os campos também podem ficar vazios nos casos em que a nota representava a única compra do produto/do produto para aquele fornecedor/do produto para aquele fornecedor e aquela filial.

Exemplificando a atualização dos dados da última compra

Todos os dados em questão ficam armazenados no Retaguarda, em: Cadastros > Produtos.

Para ilustrar a situação, vamos supor que: ao comprar do fornecedor 86 o produto 493, lançou-se a nota de entrada 1212.

Assim, na guia Dados por Filial, houve alteração nos campos referentes ao grupo Última Compra. Veja:

Já na guia Fornecedores será exibido um registro identificando a compra do
produto, vinculando-o ao fornecedor do qual houve a compra:


Por fim, na guia Forn. por Filial,  será exibido um registro identificando a compra do
produto, vinculando-o ao fornecedor do qual houve a compra por aquela filial.

Então, vamos supor que nota fiscal de entrada 1212 seja cancelada:

Depois do cancelamento, poderemos ver a mudança de dados causados por ela. Supondo que a nota 1212 era a primeira com o produto 493, assim ficaria o cadastro deste item:

Primeiramente, na guia Dados por Filial, o grupo Última Compra passaria a ficar vazio:

Na guia Fornecedores, no registro do fornecedor vinculado à nota, os dados da nota seriam substituídos pelos dados de uma nota anterior. Mas neste caso, o registro deixa de existir por não haver mais vínculos anteriores de compra daquele produto com aquele fornecedor:


E na guia Forn. por Filial, no registro do fornecedor vinculado à nota, emitida por aquela filial, os dados da nota também seriam substituídos pelos dados de uma nota anterior. Porém, no exemplo em questão, deixam de existir por não haver mais vínculos anteriores de compra daquele produto com aquele fornecedor para aquela filial.

Atualizado em janeiro 20, 2022

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