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Como configurar condições de venda para o Self-Checkout?

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O Self-Checkout permite o cadastramento de condições de vendas especiais. Por meio desta ferramenta pode-se aplicar descontos para determinados clientes ou produtos, entre outras opções de personalizações.

Condições no Self

Para configurar as condições de venda do Self-Checkout, no Retaguarda, clique em: Cadastros > Condições > Venda:

Na guia Clientes, você vai cadastrar as condições de venda e vinculá-las ao seu público alvo.

Entenda os campos 

1 Código: Este campo é informativo. Trata-se do código (único por filial) de identificação da condição de venda, gerado automaticamente pelo sistema.

2 Descrição: Descreva qual é a condição de venda que está sendo cadastrada.

Para vincular mais clientes à determinada característica de compra basta, na lista, apertar a tecla para baixo, abrindo uma nova linha. Então, digite o CNPJ/CPF desejado ou procure pelo cliente no botão destacado, conforme a imagem abaixo:

Outras funcionalidades importantes desta tela ficam à direita, veja na imagem:

Como você pode ver acima, os ícones: representam características que podem ser vinculadas às condições de venda. Para marcar uma característica, clique com o botão direito do mouse no ícone citado. Se existirem subcategorias de uma característica principal, elas é que devem ser marcadas. Para expandir a característica principal clique no ícone .

Já a opção Independente do Cliente indica que a condição cadastrada será utilizada para todos os clientes, quando marcada. Caso contrário, tal condição de venda é exclusiva para os clientes ou características vinculadas a ela nesta tela.

Configurações

Clicando na guia Configuração você abrirá uma tela com diversas opções de configurações da condição de venda cadastrada. Entre elas, a mais relevante para o Self é a Disponível no Self-Checkout. Por padrão, está valorada como “Não”. Altere para “Sim” se quiser aplicar a condição de venda no sistema Self.

Veja a guia Configuração:

Entenda os outros campos desta tela: 

Validade
Data Inicial: Informe a data inicial da condição de venda.
Data Final: Digite a data final da condição.
Horário Inicial: Informe a hora inicial da condição.
Horário Final: Digite a hora final da condição de venda.

Valores
Val Mínimo: Informe o valor mínimo para esta condição de venda.
Val Máximo: Digite o valor máximo para esta condição.

Desconto
• Valor: Informe o valor, em dinheiro, que será utilizado para o desconto.
• Percentual: Digite o percentual que será aplicado no desconto.

Utilize um campo ou o outro, não preencha ambos. Caso, nesta condição de venda, não queira aplicar desconto, deixe em branco.

Mensagem
• Texto: O texto informado neste campo será apresentado ao vendedor no momento em que ele selecionar este cliente para efetuar uma venda.

Ação indica o que acontecerá no momento da venda:
• Mensagem: Selecionando esta opção, o sistema apresentará normalmente a mensagem cadastrada ao vendedor. (O que não acontecerá no Self-Checkout).
• Bloqueio: Esta opção bloqueará a venda aos clientes selecionados, liberando a mesma apenas mediante senha do supervisor, e mostrará ainda a mensagem de texto cadastrada previamente para este cliente neste campo.

IMPORTANTE!

Este comportamento não acontece no Self-Checkout, apenas no Caixa.


• Lista Branca: Tal opção indica que o sistema não efetuará a consulta de cheque e nem sequer exibirá qualquer mensagem no momento da venda.

Aplicar condição de venda apenas às finalizadoras abaixo definidas: Este campo só aparecerá caso a opção Bloqueio for marcada (portanto, não tem influência sobre o Self-Checkout). Se habilitado, permite definir uma ou mais finalizadoras que, apesar do bloqueio, serão aceitas na transação. Deve-se digitar o código da finalizadora abaixo. Se for mais de uma, o número deve ser seguido de ponto e vírgula. Exemplo: 1; 2; 5.

OBSERVAÇÃO

No caso de alterações de condições de venda relacionadas a um produto similar, o sistema sempre questionará se deseja alterar também os demais produtos similares a este. Informando “Sim”, todos os produtos similares serão atualizados, incluindo os produtos similares não vinculados a esta condição de venda. Informando “Não”, a alteração se aplica apenas ao produto atual.

Para saber mais sobre produtos similares, leia o artigo: Como cadastrar similaridades de produtos?

Confira a função de cada um dos botões na tela:

1 Gravar: Salva todas as configurações desta condição de venda no sistema.

2 Cancelar: Todas as alterações feitas serão desconsideradas.

3 Limpar: Todas os dados da tela serão limpos, para adicionar uma nova condição.

4 Excluir: Excluirá da base de dados a condição de venda exibida na tela, desde que não exista nenhum cliente vinculado a esta mesma condição.

Atualizado em novembro 30, 2021

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