1. Início
  2. Caixa
  3. Como informar o cliente em uma venda?
  1. Início
  2. Vendas
  3. Como informar o cliente em uma venda?
  1. Início
  2. Cliente e Consumidor
  3. Como informar o cliente em uma venda?

Como informar o cliente em uma venda?

Imprimir

Ao iniciar uma venda no Caixa, você pode informar o cliente que está realizando a compra dos produtos. Assim, o controle sobre as vendas realizadas por cada vendedor ficará mais fácil de ser feito, tanto pela comissão ou também para analisar as estatísticas de vendas.

Caso o cliente tenha algum vendedor indicado no Cadastro de Cliente e caso não tenha sido indicado o vendedor no momento da venda, o sistema irá buscar o vendedor padrão do cliente e sugeri-lo na venda.

Informando o cliente na venda

Assim que a venda for iniciada, a opção Cliente ficará disponível para que seja informado o código do cliente, CNPJ/CPF ou utilizando as formas de pesquisa de cliente.

Após informado o cliente, pressione a tecla Enter para que a busca seja realizada e o resultado exibido. Veja um exemplo na imagem abaixo:

A opção para informar um cliente na venda, por padrão, não é obrigatória. Mas, caso você queira tornar o preenchimento obrigatório, é necessário valorar o parâmetro de Classe de Estação, Cliente Obrigatorio, como “Sim”, no Retaguarda.

Por fim, após selecionado o cliente clique em Confirmar e continue com a venda.

Parametrização

No Orcamento.exe, o sistema pode ou não exigir o nome do cliente para fazer um orçamento. Tudo depende de como o parâmetro Orcamento: Perguntar nome cliente está configurado. No Retaguarda, acesse: Parâmetros > Parametrização. Depois, selecione o grupo Classe de Estação e procure-o:

Caso estiver configurado como “Sim”: as estações vinculadas a essa classe abrirão uma janela perguntando o nome do cliente, o usuário poderá escolher por informar ou não. Caso seja informado, o nome digitado será colocado como descrição do pedido e aparecerá no Caixa. Caso contrário, o sistema manterá o comportamento padrão. Se o pedido já tiver um cadastro de cliente identificado, o sistema não irá perguntar o nome ao usuário.

Se estiver valorado como “Não” (padrão) – o sistema não vai solicitar o nome do pedido, mantendo o padrão de gravação de pedido do sistema.

Atenção!

Para funcionamento do parâmetro Orcamento: Perguntar nome cliente, o parâmetro Pedido pelo código de barras deve obrigatoriamente estar configurado como “Não“. Caso contrário, o nome do cliente será capturado, mas não será gravado.

Atualizado em maio 13, 2020

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: