1. Início
  2. Caixa
  3. Como utilizar a consulta de cheques no Caixa?
  1. Início
  2. Configurações
  3. Como utilizar a consulta de cheques no Caixa?

Como utilizar a consulta de cheques no Caixa?

Imprimir
É possível configurar o Caixa para realizar consulta de cheques automaticamente. Desta forma, ao receber o pagamento de uma venda com cheque o sistema vai barrar a operação caso haja restrições em nome do cliente.

Configurando a consulta de cheques

Para configurar a consulta de cheques no Caixa você deve primeiramente abrir o PARAM. Com isto feito, vá para a guia Plugins e clique em Proc. de Finali.. No campo Marca selecione “Megasul” e, no campo Modelo, escolha alguma opção que use o CMegaTEF.dll. Por fim, pressione o botão Configurar dispositivo….

Desta forma será aberta a tela Parâmetros de configuração TEF. Basta selecionar, no campo Identificação de Rede, a opção pela qual será realizada a consulta, por exemplo: “Serasa” e marcar a opção Habilitada. Então, pressione o botão OK e pronto, você poderá utilizar a consulta de cheques no Caixa.

Utilizando a consulta de cheques no Caixa

Para utilizar a consulta de cheque no Caixa você deve realizar uma venda normalmente.

Neste artigo focaremos apenas nos procedimentos específicos que permitirão utilizar a consulta de cheques. Para saber outros detalhes, leia o artigo: Como realizar uma venda?

Inicie o processo lançando normalmente os produtos na guia Venda.


Com todos os produtos lançados avance para a guia Total e, no campo Finalizadora, selecione a opção referente ao cheque.

Aperte a tecla Enter para que a tela de cheque seja exibida:


O cheque será aberto automaticamente com o valor constante na guia Total e, caso você tenha informado um cliente na venda, já com os dados deste cliente. Termine de preencher os dados, caso necessário, e pressione o botão OK.

Caso esteja tudo certo e a venda seja autorizada será exibida a seguinte tela:


Por fim, o Caixa retornará à guia Total e bastará a você pressionar o botão Confirmar para finalizar a venda.


Agora, caso na consulta de cheque seja verificado algum problema, o sistema emitirá uma mensagem de erro e retornará à guia Total para que seja inserida outra forma de pagamento no campo Finalizadora.

Atualizado em novembro 5, 2021

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: