Caso o valor do cheque presente for superior ao da venda realizada, o cheque continuará válido para outra(s) venda(s), com o valor de crédito devidamente descontado automaticamente pelo sistema. Caso o valor do cheque presente for menor do que o do(s) produto(s) que está(ão) sendo vendido(s) será necessário que o cliente cubra a diferença com outro meio de pagamento, como cartão de crédito ou dinheiro.
Agora, caso o cheque presente não tenha mais crédito ou seja inválido o sistema emitirá uma mensagem de erro.
Configuração e cadastramento
Para que seja possível utilizar-se o cheque presente no Self-Checkout devem ser feitos cadastros e parametrizações no Retaguarda e no PARAM da mesma maneira que ocorre para a utilização desta funcionalidade no Caixa.
Além disso, o cheque presente deve ser vendido através do Caixa e da mesma maneira que é vendido para a utilização no Caixa, a única diferença é que para o Self-Checkout não deve ser identificado o cliente na venda do cheque.
Para saber como tudo isso funciona leia o artigo: Como cadastrar e parametrizar o Cheque Presente?
Além do mais, para que a opção “Cheque Presente” esteja disponível na tela de pagamento do Self, é necessário acessar-se a tela de configuração no Retaguarda. Para isso aperte as teclas Alt+F12 e digite Configuração do Self-Checkout. Então, clique na guia Recebimento e, no quadro Meios de pagamento, selecione a opção “Cheque Presente”.
Por fim, clique na guia Vendas e selecione a opção desejada no parâmetro Permitir a digitação manual de cheque presente.
Realizando uma venda com cheque presente no Self-Checkout
Com tudo isto feito você pode realizar uma venda com cheque presente. Para iniciar passe o produto no leitor normalmente:
Ou pressione o botão Inserir código do produto e digite-o manualmente:
Selecione a quantidade de produtos que será vendida:
O produto inserido será lançado na listagem:
Caso não haja mais produtos para serem lançados pressione o botão Pagar .
Assim você chegará na tela de seleção de pagamento, então selecione Cheque Presente.
Será requisitado que você passe o cartão (cheque presente) no leitor de barras. Caso o parâmetro Permitir a digitação manual de cheque presente estiver configurado como “Sim” também será exibido o botão Digitar o código manualmente.
Escolhendo a opção de digitar manualmente será primeiramente requisitada a autorização do supervisor, depois será possível informar manualmente o código do cheque presente.
Depois de efetuar a leitura do código de barras, ou de digitar manualmente o código do cheque presente, basta aguardar a impressão do cupom e pronto, a venda será realizada com sucesso!