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Como cadastrar relações de pessoas?

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O sistema possui uma funcionalidade para criar vínculos entre pessoas cadastradas no sistema. Este vínculo é denominado Relações.

Cadastrando uma relação

Para realizar o cadastro de novas relações acesse: Cadastros > Clientes. Então, use o menu superior, clicando em Tabelas > Relações.


Desta forma, você abrirá a seguinte tela:

Para efetuar o cadastro de uma nova relação, primeiro clique no botão Limpar para que os campos fiquem vazios para novo preenchimento.

Veja a função de cada campo:

  • Descrição: neste campo deverá constar o nome da relação. Exemplo: “Emprego”.
  • Inversão: neste campo deverá constar o inverso da relação. No exemplo demonstrado na figura acima podemos observar que foi cadastrada uma Descrição Emprego, e sua Inversão: Empregado. O mesmo pode ser feito para o cadastro de uma Descrição Pai e sua Inversão: Filho, por exemplo.

Para excluir uma determinada relação, selecione-a através das setas de navegação e em seguida pressione o botão Excluir. O sistema somente permitirá a exclusão de relações que não estejam atreladas a nenhum cliente, caso contrário a operação será bloqueada. Nestes casos, primeiro remova a respectiva relação dos clientes apontados na guia Contatos, do cadastro de clientes (Cadastros > Clientes). Na sequência, efetue a exclusão.

Após qualquer alteração ou inserção, clique no botão Gravar para que o sistema efetue a atualização da base de dados, para posterior uso no cadastro de clientes.

Atualizado em março 24, 2022

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