1. Início
  2. Autoatendimento
  3. VarejoCloud
  4. Como cadastrar características de clientes?
  1. Início
  2. Cadastros
  3. Como cadastrar características de clientes?

Como cadastrar características de clientes?

Imprimir
O sistema possui uma funcionalidade para cadastrar variáveis ou níveis de classificação de clientes denominada Características.

Este recurso possibilita a confecção de relatórios com quebras conforme as características definidas, a seleção de clientes por características, a utilização de Condições de Venda e Promoções por Grupo de Clientes.

A estrutura das características utilizadas, incluindo a definição de todos os níveis e subníveis, é totalmente aberta para que você a adeque e defina de acordo com suas necessidades, sem limite de quantidade.

Para que você tenha acesso a todas as possibilidades que as caraterísticas de clientes permitem é necessário ter liberados os seguintes direitos:
PERMITEALTERARCARACTERISTICACLIENTE;
Processo: Altera Característica do Cliente;
TCARACTERISTICACLIENTE.OPEN.

Para saber como funciona a dinâmica entre cargos e direitos no sistema Megasul e como configurá-los clique aqui.

Cadastrando uma característica

Para realizar o cadastro de novas características, acesse: Cadastros > Clientes. Então, no menu superior, selecione: Tabelas > Características:

Assim, você abrirá a seguinte tela: 

Para cadastrar uma nova característica, assinale outra característica qualquer de mesmo nível daquela que se deseja incluir, e clique no botão Novo Mesmo Nível. No exemplo abaixo, a característica Classe é base de nível para a nova característica (<Novo0>), cujo nome deve ser alterado de acordo com a necessidade:

A característica poderá ser renomeada assim que criada, enquanto o campo ainda estiver editável. Para renomear outra característica, assinale-a com um clique do mouse, e depois com um novo clique do mouse deixe-a em modo de edição.

Para cadastrar um subnível você deve selecionar a característica pai desejada e pressionar o botão Novo Próximo Nível:

Quaisquer alterações nos níveis serão automaticamente visualizadas nas telas que
utilizam o cadastro de características.

Existem ainda duas opções, exibidas à direita da tela, que somente têm efeito para características pai, ou seja, características que possuam subníveis (filhos) ligadas a elas:

  • Exclusivo: indica que os subníveis desta característica (filhos) são de preenchimento exclusivo, não podendo ser assinalados em duplicidade.
  • Necessário: indica que os subníveis desta característica (filhos) têm seu preenchimento requerido, e o sistema exibirá um alerta (na forma do caractere “?”) para os clientes que não possuam esta característica assinalada. Em caso de duplicidade, o sistema exibirá um alerta para estes clientes, com o caractere “!”.
Atenção!

Ao criar uma característica e defini-la como Necessária, todos os demais cadastros, sejam eles de produtos ou pessoas (Clientes, Fornecedores, etc), obrigatoriamente deverão possuir estas características selecionadas.

Terminando qualquer alteração nesta tela pressione o botão Gravar para garantir que o progresso será salvo.

Exclusão de características

Para excluir uma característica basta selecioná-la e pressionar o botão Excluir.

Porém, existem duas regras para a exclusão que devem ser explicadas. Se alguma dessas regras não for seguida, a exclusão não se concretizará.

Em primeiro lugar, caso a característica já esteja sendo utilizada para algum cliente ou produto, o processo de exclusão será cancelado e o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Nestes casos, primeiro desmarque estas características dos clientes/produtos na guia Características (em Cadastros > Clientes ou Cadastros > Produtos), para só depois efetuar a exclusão.

Além disso, você só consegue excluir uma característica pai caso todas as suas características filho tenham sido excluídas previamente. Caso contrário, ao tentar excluir uma característica pai, o sistema barrará a operação e exibirá a seguinte mensagem:

Atualizado em março 24, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: