1. Início
  2. Vendas
  3. Como fechar/reabrir pedidos?
  1. Início
  2. Compras
  3. Como fechar/reabrir pedidos?

Como fechar/reabrir pedidos?

Imprimir
O sistema Megasul possibilita que sejam fechados/reabertos os pedidos e pré-pedidos de compra e venda, orçamentos e autorizações de compras, dentro de um período determinado.

Fechando/Reabrindo pedidos

Por meio da tela Fechamento Pedidos é possível tanto fechar os pedidos como reabri-los. Para acessar este formulário aperte as teclas Alt + F12 e digite Fechar Pedidos.


Nesta tela você deve escolher uma opção referente ao quadro 1, quadro 2 e quadro 3. Depois, no último quadro, preencher os parâmetros de filtro para definição de quais pedidos serão afetados pela operação. Por fim, pressione o botão Gravar para fechar os pedidos, ou pressione o botão Reabrir para que eles fiquem novamente em aberto.

Tipo de Pedido As opções do primeiro quadro, denominado Tipo de Pedido, permitem escolher que tipo de pedido deve sofrer o fechamento (ou reabertura). Veja quais são as possibilidades:

Orçamentos: Selecionando esta opção, somente orçamentos serão afetados pela operação.
Pedidos de Venda: Marcando este campo, apenas pedidos de venda serão afetados.
Pedidos de Compra: Se você optar por este campo, só pedidos de compra serão afetados.
Autorização de Compras: Marcar esta opção indica que apenas autorizações de compra serão afetadas pela operação.
Pré-Pedido de Compra: Selecionando este campo, somente pré-pedidos de compra serão afetados.
Pré-Pedido de Venda: Este campo determina que apenas pré-pedidos de venda serão afetados.
Pré-Pedido de Venda (Romaneios): Marcando este campo, só os romaneios serão afetados pela operação.

Tipo de Fechamento Neste segundo quadro você pode escolher uma das duas seguintes opções:
Pedido Completo: Selecionando este item, o pedido todo será fechado.
Item do Pedido: Escolhendo esta opção é possível faturar apenas um ou mais itens específicos dentro do pedido, mantendo o pedido em aberto. Com esta opção selecionada, o sistema abrirá outra tela posteriormente para que haja a seleção deste(s) item(s).

Pedidos de Defina se os pedidos afetados pela operação serão referentes a Clientes, Fornecedores ou Filiais.

Parâmetros Por último você deve definir os filtros para que o sistema saiba em qual(is) pedido(s) aplicar a operação. Para isso, preencha os campos abaixo:
Data de fechamento: Neste campo é informada a data que será considerada para o fechamento do pedido. O sistema preenche automaticamente com a data atual, mas você pode modificar.
Pedidos do número: Digite o número do pedido que iniciará o intervalo daqueles que serão afetados pela operação.
até: Informe o pedido que encerrará o intervalo daqueles que serão afetados pela operação.
Código: Digite o código do cliente, fornecedor ou filial cujos pedidos serão afetados pela operação. Clicando sobre o hiperlink em azul, Código, você abrirá a tela de busca para encontrar com mais facilidade o cliente/fornecedor/filial desejado.

Finalizando a operação

Terminando o preenchimento de todos os quadros, para fechar os pedidos, pressione o botão Gravar. O sistema informará a quantidade de pedidos que serão excluídos segundo os parâmetros definidos e pedirá pela sua confirmação, com uma mensagem no seguinte molde:

Pressione Sim para confirmar a operação. Caso tiver sido selecionada a opção Item do Pedido, no quadro Tipo Fechamento, será aberta a tela para seleção do(s) item(s) que deve(m) ser faturado(s).


Basta selecionar o(s) item(s) desejado(s) e pressionar o botão OK. O sistema finalizará a operação e exibirá uma mensagem no seguinte molde:

Vale destacar que ao faturar um pedido parcialmente não será mais possível incluir novos itens nele, apenas faturar os já existentes. Se você quiser inserir novos produtos será obrigado a criar um novo pedido.

Caso você abrir um pedido parcialmente faturado, na tela de pedido de compra ou de pedido de venda, e incluir pelo menos um item novo, ao tentar gravar a operação o sistema emitirá a seguinte mensagem:

Por fim, vale relembrar que a tela Fechamento Pedidos também permite efetuar reaberturas. Para isso, selecione o tipo de pedido que deseja reabrir, informe o intervalo do número de pedidos/orçamentos que devem ser reabertos e o código do cliente, fornecedor ou filial e pressione o botão Reabrir. O pedido só ficará totalmente aberto se nenhum dos produtos tiver sido faturado (total ou parcialmente). Caso algum esteja parcial ou totalmente faturado, o pedido/orçamento permanecerá parcialmente fechado.

Para saber mais sobre pedidos, orçamentos e autorizações, leia os artigos listados abaixo: 

Como fazer uma autorização de compra?
Como fazer um pedido de venda?
Como importar um pedido de venda externo?
Como agrupar pedidos, pré-vendas ou orçamentos?
Como faturar um pedido, pré-venda ou orçamento?
Como fazer uma replicação de pedidos?
Como gerar um pré-pedido de compra?
Como fazer um faturamento parcial de pedido de compra?
Como fazer uma exclusão de pedidos?
Como fechar pedidos de compra?
Como fazer um pedido de compra?

Atualizado em março 18, 2022

Este artigo foi útil?

Você também pode querer saber: